X
Menu
Subscrever newsletter:

Em maio, dançamos nas ruas do BAIRRO CELEIROS!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 3 Maio, 2022 )

No nosso Bairro Dança-se! O primeiro passo deste baile entre ruas, largos e praças, é o primordial. Um pé adiante do outro e começa a caminhada, como quem baila avançando pelas ruas do nosso bairro.

No nosso bairro dança-se de 2 a 27 de maio, mas também se canta, nascem flores de papel, se veêm filmes sobre danças e tradições, se erguem mastros num espetáculo onde se apromete ou se experimentam passos entre os mandos de uma instalação artística. Também se conversa, aprendem-se músicas do coração do Alentejo e a dançar danças do Mundo. Descobrimos quem canta à varanda e, cá em baixo, bailamos ao som da nova orquestra que nasce para celebrar o Bairro Celeiros, a Orquestra do Bairro.

Queremos que o Bairro Celeiros se encha de flores, e precisamos da ajuda de todos nesta dança de mãos, papel e tesouras. Juntem-se à Oficina de Flores de Papel, das 18h às 20h, nos dias 2 e 3 de maio no Largo Álvaro Velho, nos dias 4 e 5 de maio, na Rua Miguel Bombarda, e no 6 de maio no Largo da Misericórdia.

As Danças que são do Mundo e que são de todos, também se podem aprender no Bairro Celeiros. Das 20h às 21h, a Ana Silvestre ensinará os passos de algumas danças tradicionais do Mundo na sua Oficina aberta a todos. Acontece dia 2 de maio, no Largo Álvaro Velho, e dia 6 de maio, no Largo da Misericórdia. Dia 7 de maio, com ritmos do Brasil, aprende-se a dançar Forró com os instrutores do Espaço Baião, e mais tarde, com os passos aprendidos, juntamo-nos ao Baile com DJ Set na Sala do Espaço Celeiros nos Antigos Celeiros da EPAC, Rua do Eborim.

No embalar da voz, segue-se a dança das vozes, com acordes do Sul. É a Oficina de Cante no Bairro com Mara, dia 4 de maio, na Rua Miguel Bombarda e dia 11 de maio, na Travessa da Caraça.

E para quem pensa que não se dança ao ver cinema, convidamos para que venham ver os filmes que iremos projetar, e que falam de dança e tradições. Às 22 hora, dia 3 de maio, o filme “DA TERRA AO CÉU”, na Rua Miguel Bombarda. E o filme “ARRITMIA”, no dia 5 de maio, na Rua Miguel Bombarda.

A dança pode ser também a feliz descoberta encapsulada por uma instalação artística que nos ensina e impele a dançar. «@ MENIN@ DANÇA?» inaugura dia 9 de maio, às 20h, no Largo da Misericórdia, e desafia tod@s a aprender e a descobrir passos de danças do nosso país. Para dançar até dia 23 de maio.

A Orquestra do Bairro, que tem estado em residência artística no Espaço Celeiros, revelará, dia 21 de maio, pelas 11 horas, no Largo de São Vicente, as suas novas músicas e composições. Será que se vai também armar o baile? Também no dia 21 de maio, quem andar pelo bairro entre as 18h e as 20h irá surpreender-se com os mini concertos que vão soar das Varandas do Bairro com três projetos diferentes – Ana Santos, fibrja e Raia de Tó Zé Bexiga.

Para encerrar esta dança de programação, deixamos o espetáculo «APROMETIDO», com sessões às 10h e 22h, nos 26 e 27 de maio, no Pátio dos Antigos Celeiros da EPAC na Rua do Eborim.

Venham, participem, juntem-se, aprendam e dancem com estas nossas propostas tão diversas como o nosso Bairro Celeiros.

Tudo em www.pedexumbo.com/bairro-celeiros

 

 

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
PERFORMANCE «Atravessar - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»
É primavera! Vamos viver as ruas do Bairro Celeiros?
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»: começa já na próxima semana a residência artística da Bárbara Faustino no nosso bairro.
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» de Bárbara Faustino foi o projeto selecionado para esta edição da Bolsa de Novas Criações da Pédexumbo
Bairro Celeiros
Ciclo de Programação «Aprometemos atividades no Bairro»
Bairro Celeiros || 2022 || «Aprometemos atividades no bairro»
Bairro Celeiros || 2023 || «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros»
Candidaturas encerradas para a Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»! Respostas a 26 de março.
Chamada para novas criações: de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, artistas podem candidatar projetos à Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»!
«Passo a Passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» um documentário de Carolina Lecoq | 2023
Os vizinhos do Bairro Celeiros marcam encontro esta quinta-feira, para o lançamento de "Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros", um documentário de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
O percussionista Juan de la Fuente vai estar com a Orquestra do Bairro para uma formação, nos dias 18 e 19 de junho!
Estreia da ORQUESTRA DO BAIRRO
A ORQUESTRA DO BAIRRO estreia dia 19 de junho!
BAIRRO CELEIROS, uma galeria de fotografias de Fu Qiang
No próximo dia 21 de maio, há mini-concertos nas varandas do BAIRRO CELEIROS, em Évora, com ToZé Bexiga, Ana Santos e Fibrja!
Do Bairro para o Mundo - estreia da Orquestra do Bairro, dia 21 de maio, em Évora
O Bairro Celeiros é lindo! E vai ter dança, música, performance, cinema, oficinas de saber fazer, de 2 a 27 maio, em Évora!
BAIRRO CELEIROS é o novo projeto da PédeXumbo em Évora. Em maio traz um ciclo de programação para toda a comunidade!

Scroll to top