Em 2023, o Colectivo Til esteve no Bairro Celeiros, em Évora! Caminhar, conhecer os vizinhos e os espaços foi o início deste trabalho de investigação.
Agora, já estão disponíveis as atividades para explorares o bairro em família:
OLHA PARA O BAIRRO CELEIROS…
Completa o mapa com as tuas anotações!
VEM VISITAR O PÁTIO CELEIROS…
Completa os post-its com as tuas ideias!!!
CAMINHADA PELO BAIRRO CELEIROS…
Completa o mapa com as tuas descobertas!
VEM CONHECER AS PESSOAS DO BAIRRO CELEIROS…
Desenha-te aqui.
Um folheto dos Colectivo Til, com a participação o 4º ano 2023/24 da professora Elsa Santos da Escola EB1 do Rossio de São Brás, de Évora, e de muit@s vizinh@s do bairro.
www.otil.pt
«Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» um documentário de Carolina Lecoq, 2023
«Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» um projeto de investigação com Colectivo Til
De que forma a “espessura temporal” da cidade envolve quem lá vive? Como é vivido o espaço público por transeuntes e residentes? Que sons acompanham uma caminhada eborense? Como se movem os corpos consoante a altura do ano? O que se quer para o bairro em que se habita?
Depois da 1ª edição do projeto Bairro Celeiros, em 2022, que fortaleceu a nossa ligação a este bairro que habitamos todos os dias, este ano lançamos o convite ao Colectivo Til para o trabalho de investigação «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros».
Esta proposta quer “performar” o bairro, através de registros de experiências vividas e da sua análise, propor um novo olhar sobre o lugar, observar como os corpos de hoje habitam esta zona da cidade e desafiá-los a experimentar novas formas de estar, povoar a rua e refletir sobre o espaço público e como influencia as vidas, dando ao público o papel de ator-caminhante, questionando o modelo de cidade no século XXI.
Em 2022, começámos por mapear o “bairro” onde se localiza a sede da PédeXumbo. Demos-lhe um nome, que deriva do local que habitamos – os Antigos Celeiros da Epac – e estendemo-lo do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, separados pela muralha quinhentista, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente. Com a vontade de criar um bairro como um todo participativo e interativo, num espaço geográfico que já nos é tão familiar, fomos conhecer melhor os espaços, os vizinhos, as ruas e convidamos todos e todas para o programa cultural que aconteceu nas ruas e lugares do bairro, com oficinas de saber fazer, dança, música, cante, instalações artísticas, performance, cinema, mini concertos em varandas. Pela ideia de transformar o Bairro Celeiros num palco cultural aglutinante, a proposta foi o usufruto livre de cultura, da criação artística participada e do pensamento crítico sobre os espaços que habitamos, sobre como queremos usufruir dos mesmos, potenciando um diálogo cruzado com moradores, transeuntes, comerciantes, agentes culturais. Um bairro de portas abertas a dinâmicas de cultura participativa, um projeto aberto a tod@s.
Em 2023, o convite estende-se a um novo olhar sobre o bairro, o olhar do Tenório e do João Gonçalo Lopes do Coletivo Til! O projecto «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» do Colectivo Til, é uma investigação que explora os temas das comunidades de proximidade e vizinhança e do espaço público enquanto palco de discussão, partilha e co-criação diárias. Entre caminhadas, conversas com os vizinhos, a observação dos edifícios e das dinâmicas dos espaços deste lugar da cidade de Évora, os Til partem da escuta das histórias e vivências de quem habita o lugar para propôr aos moradores desafios que promovam a convivência, o espirito crítico e criativo, e a acção conjunta sobre os espaços partlhados do bairro.
Os Til têm estado no Bairro Celeiros a pensar sobre este lugar! Procurando ouvir o maior número de pessoas que habita este bairro, tais como grupos organizados, moradores, vizinhos culturais e comerciantes, na recolha de saberes, costumes, memórias e perguntando sempre qual o papel da dança nas suas vidas, aproximando os Celeiros de quem lhes está mais próximo e vice-versa. Durante este período de investigação, propõem ainda uma caminhada tocada com a Orquestra do Bairro, um atelier “O bairro vivido pelas crianças”, ou a distribuição de Bonecos Pés de Xumbo que dançam e tocam por todo o bairro. Um desafio que convida também a entrar nos Antigos Celeiros da Epac para conhecer o “Pátio Celeiros” e as associações e gentes que nele habitam.
Mas é no futuro deste lugar que se foca toda esta atividade, este trabalho de observação e registo irá resultar numa base de trabalho (gráfica e escrita) desenvolvida pelo Colectivo Til com diretrizes para pensar o seu futuro, dando os seus contributos para a nossa/vossa tarefa diária de fazer este bairro.
O Bairro Celeiros é lindo e é de tod@s., por isso, fica a proposta para que conheçam melhor este projeto em pedexumbo.com/bairro-
Fotografia de Fu Qiang
Um Projeto PédeXumbo | Investigação «Passo a passo, a caminhar pela Bairro Celeiros» Colectivo Til | Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Apoio Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora) | Parceiros de Bairro Antípoda, a Bruxa Teatro, Grupo Cantares de Évora, Escola EB1 do Rossio de S. Brás | Parceiro de Comunicação DianaFM | Imagem Cristina Viana | Vídeo Carolina Lecoq | Fotografia Fu Qiang