O nosso bairro, o bairro onde a PédeXumbo mora, é feito pelas suas gentes, mas também por ruas, ruelas, travessas e praças que entram e saem da muralha da cidade de Évora, esta cidade que é nossa e que é da Humanidade.
BAIRRO CELEIROS é o novo projeto da PédeXumbo que, em maio de 2022, levou um ciclo de programação para as ruas percorridas vezes sem conta, mas agora trasnformadas em palcos de concertos, cinema a céu aberto e estrelado, lugares de dança, música, espetáculos, aprendizagem e arte. Conhecemos também os olhares e os sorrisos dos nossos vizinhos, e de quem veio, dançou, cantou, conversou, tocou, fez flores, ajudou e participou nesta festa que esperamos dar continuidade com edições futuras.
O convite foi lançado aos vizinhos e ao público em geral para particparem num programa cultural preenchido com inusitados concertos em varandas, sessões de cinema sobre dança, música e tradições. Erguemos «@ menin@ danç@?», a instalação artística que ensinou quem por lá passou a dançar o Enleio, decorada com as flores feitas e aprendidas a muitas mãos. Sentamo-nos à mesa e conversámos sobre o presente e o futuro do Bairro com o projeto «À mesa é que a gente se entende», uma proposta da equipa de missão Évora 2027, e também sobre os sonhos e projetos que, como comunidade, temos para a cidade que habitamos. Abrimos as portas do nosso espaço, o Espaço Celeiros, para uma oficina e um baile animado de Forró. E fomos para as ruas cantar e aprender Cante e dançar e aprender danças do mundo. Foi um mês de encontros, partilhas e comunidade.
Com o espetáculo «Aprometido», encenado por três dos membros da equipa da PédeXumbo, e com o envolvimento na produção de toda a equipa da PédeXumbo, foi o derradeiro momento de entrega, num encerrar de ciclo, à volta de um mastro de promessa, onde quisemos deixar a semente da arte vivida em comunidade a pequenos e graúdos. Um espetáculo para os sentidos, onde «cheiros chegaram mais alto, cores deram vida às promessas, sabores a manter a tradição, dança, cante e uma roda onde nos juntamos em celebração», aprometendo que voltaremos a estar juntos no nosso Bairro.
Fomos recebidos de braços e coração abertos pelos nossos vizinhos. E ficámos a conhecer a histórias das suas vivências do Bairro, do saudosismo dos tempos em que se conheciam as caras de quem o habitava, dos tempos em que se ouvia cantar por entre portas, janelas, cafés e se bailava nas ruas em dias de festa. Fica o alento e a vontade de continuar a trabalhar para que as ruas do bairro possam ser habitadas por arte, música, dança, saber-fazer, num espírito de partilha, entreajuda e comunidade.
Já sabemos de cor o nome das ruas e travessas do nosso Bairro, mas agora dizemos todos os dias: «O BAIRRO CELEIROS é lindo!»
Continuamos por cá e queremos continuar nestas ruas!
Um video de Carolina Lecoq
—————–
Este projeto nasceu da vontade de criar um bairro como um todo participativo e interativo, no espaço geográfico já habitado pela PédeXumbo, com sede nos Antigos Celeiros da EPAC de Évora (Rua do Eborim). O projeto mapeou uma área da cidade de Évora. Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o projeto BAIRRO CELEIROS assume agora diferentes espaços como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, mas também aos residentes, aos comerciantes, aos vizinhos culturais, aos que habitam este bairro.
O BAIRRO CELEIROS é um palco cultural aglutinante, permitindo o usufruto livre de cultura, da criação artística participada e do pensamento crítico sobre os espaços que habitamos, sobre como queremos usufruir das nossas ruas e lugares, potenciando um diálogo cruzado com moradores, transeuntes, comerciantes, agentes culturais. Um bairro de portas abertas a dinâmicas de cultura participativa, um projeto aberto a tod@s.
+ informação em pedexumbo.com/bairro-celeiros/