X
Menu
Subscrever newsletter:

Conversas com Dança, um podcast PédeXumbo

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 12 Julho, 2019 )

A PédeXumbo iniciou as Conversas com Dança, em 2018, com uma conversa anual sobre dança em Portugal, nos seus diferentes contextos, apostando em convidar coreógrafos, programadores, bailarinos e bailadores de tradicional, associações e companhias que não se encontrariam espontaneamente para debater ideias e projetos, tendo como missão levar os ouvintes, em algum momento, a dançar. Estas conversas pretendem assim provocar pensamentos sobre a dança!

Depois de cinco edições de conversas, em diferentes locais da cidade de Évora, o projeto Conversas com Dança chega agora a todas as casas, em formato Podcast, contando com convidadas e convidados que vão refletir sobre Dançar o Agora.

O desafio de juntar pessoas com percursos diferentes, na área da Dança, mantém-se. Com a mediação de Tânia Martins Ramos, uma apaixonada pelas artes e pela escrita, os episódios podem ouvir-se nesta página e nas diferentes plataformas de difusão.

Estão aí Conversas com Dança – um Podcast PédeXumbo!

Tânia Martins Ramos

Da mistura de um Beirão com uma Alentejana nasce no Barreiro, em 1982, uma menina irrequieta a quem deram o nome Tânia. Estudou Engenharia Química no Instituto Superior Técnico mas nunca se conseguiu manter exclusivamente nas ciências exatas.
Apaixonada por conhecer pessoas em todas as suas vertentes cedo compreendeu que era através da participação ativa e voluntariado que tinha acesso a essa matéria-prima humana. Foi voluntária de vários eventos da Pedexumbo, dos Jogos da Lusofonia, do Open House Lisboa e está neste momento a tentar inventar, com certeza, mais alguma coisa para se voluntariar. Amante de caminhadas solitárias. De dois em dois anos, viaja de mochila às costas e volta sempre com menos certezas e mais vontades. Escreve para o CoffeePaste sempre que uma peça de teatro a transforma de alguma maneira. Membro do grupo Fio à Meada começa agora também a caminhar nisto que é cantar, e ser, uma, num todo.

T1 | Ep.1 A natureza do inconformismo

  ouvir

No primeiro episódio de Conversas com Dança, Miguel Pereira (bailarino e coreógrafo) e Tiago Pereira (realizador, curador e argumentista) falam com Tânia Martins Ramos sobre a necessidade de estimular o pensamento e humanizar as experiências através da dança, e outras áreas artísticas, numa sociedade que está a perder a memória, numa era rápida e digital que fratura o ritual, o corpo e a mente. Incorformismo, rebeldia e fuga às convenções, contaminações e errâncias, fragilidades e inseguranças e o amor – principalmente o amor – estão ao serviço da construção de uma arte pensante, neste primeiro encontro do podcast Conversas com Dança!

T1 | Ep.2 O futuro como lugar de pertença

  ouvir

No segundo episódio de Conversas com Dança, Tânia Martins Ramos fala com Celina da Piedade (Música e Investigadora) e John Romão (encenador, programador cultural e curador) que se afastaram de meios mais urbanos, durante a pandemia, e mudaram as suas vidas e/ou projetos para o Baixo Alentejo, um território com pouca gente, muitas vezes invisível, mas de grande riqueza cultural. Celina da Piedade e John Romão – que colaboram no âmbito do projeto Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo – estão envolvidos em diferentes projetos educativos, onde partem da identidade, vivências e cultura do lugar para a libertação e renovação dos formatos e estruturas das áreas artísticas, implementando projetos no território onde o cruzamento disciplinar, a convivência com artistas convidados e as práticas artísticas contemporâneas e experimentais dão futuro à criatividade dos mais jovens. Desde modas alentejanas com 6 ou 7 minutos, poemas recém chegados aos repertórios antigos até ao regresso do cante bailado, esta conversa como cerejas, foca a importância de promover o encontro entre gerações para a criação coletiva e de empoderar públicos mais jovens a refletir, experimentar e criar novas linguagens, a partir dos seus territórios e lugar de pertença.

T1 | Ep.3 Colecionadores de danças

  ouvir

Encontraram-se pela primeira vez no estúdio, antes da gravação deste episódio, e após cinco minutos de conversa descobriram a sua primeira paixão em comum: fazer listas! Fazem listas de danças, cancioneiros, coreografias, livros, matéria-prima, acordeonistas. Filipa Francisco (bailarina e coreógrafa) e João Godinho (músico, compositor, autor de programas de rádio) são os convidados do terceiro episódio de Conversas com Dança e estiveram à conversa com Tânia Martins Ramos, que os guiou neste encontro improvável, onde acabaram por descobrir que os seus caminhos se abraçam e complementam. Dois destemidos das misturas e do improviso, receberam o chamamento da dança para mergulhar na fusão de linguagens. Da dança contemporânea ao mundo dos Ranchos Folclóricos e das Danças Tradicionais, do piano e da escola da música erudita à concertina, aos festivais e à dança no terreiro, Filipa e João listam um sem número de experiências na relação com diferentes comunidades, na criação de novos públicos e na relação com a dança, motor de uma alegria que faz doer os músculos da cabeça.

Conversas com Dança, um podcast PédeXumbo | Apresentado por Tânia Martins Ramos | Produção Associação PédeXumbo | Som David Rodrigues | Gravação Estúdios da ETIC | Genérico de Orquestra do Bairro | Imagem Leonor Carpinteiro | Animação Catarina Gonçalves | Estrutura financiada por Dgartes, República Portuguesa – Cultura

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top