X
Menu
Subscrever newsletter:

O Bairro Celeiros é lindo! E vai ter dança, música, performance, cinema, oficinas de saber fazer, de 2 a 27 maio, em Évora!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 14 Abril, 2022 )

É já dia 2 de maio que arranca o BAIRRO CELEIROS, o novo ciclo de programação na cidade de Évora para toda a comunidade, dinamizado pela PédeXumbo. Este ciclo de programação promete um programa cultural diverso, preenchido com oficinas de saber fazer, dança, música, cante, instalações artísticas, performance, cinema, conversas, mini concertos em varandas e muita animação!

Vão poder conhecer, sentir e viver o BAIRRO CELEIROS até dia 27 de maio, um bairro de portas abertas a dinâmicas de cultura participativa, um projeto aberto a tod@s. E vão também poder ver como o Bairro Celeiros é lindo, com a sugestão de um roteiro que vos deixamos. Ora espreitem aqui:

Começando pelos Antigos Celeiros da Epac, na Rua do Eborim, a casa da PédeXumbo e de outros vizinhos culturais, como os Cantares de Évora, a Bruxa Teatro e a Colecção B. Neste grande edifício, que fala da história da indústria cerealífera e da história do Alentejo, trabalhamos para a cultura do país, como em tempos se trabalhou para o trigo. Em maio, este espaço acolhe uma oficina de Forró e o espetáculo «Aprometido», duas boas desculpas para ser visitado! Vamos subindo pela Travessa da Caraça, passando pelo Largo da Graça e pela Igreja que dá nome ao largo, com singular estilo renascentista onde Atlantes graníticos nos observam do alto da fachada. As vozes de quem se juntar à Oficina de Cante no Bairro com Mara também irão ecoar pelas ruas e becos deste recanto da cidade. Até ao Largo de São Vicente ou ao Largo Álvaro Velho, é um pulinho, entre ruas apertadas de calçada. Aqui desenrola-se a vida de bairro, com sabores, saberes, mercearias, lojas, esplanadas, restaurantes e oficinas. Nestes largos vão poder ver e ouvir o primeiro concerto da Orquestra do Bairro ou aprender a dançar Danças Tradicionais com a Ana Silvestre. A Rua Miguel Bombarda é a artéria peatonal do BAIRRO CELEIROS. Em maio, a rua acolhe o cante, mini-concertos nas suas varandas, sessões de cinema e uma oficina de flores de papel, que todos poderão aprender a fazer para decorar o bairro. O Largo da Misericórdia, com as suas jacarandás, será mais um lugar para descobrir, interagir e aprender com a «@ menin@ dança?», uma instalação artística para dançar. Será também palco de conversas, oficinas de dança e de flores de papel.

Estes são pontos de partida para quem vem ao BAIRRO CELEIROS, mas quanto mais tempo ficarem, mais vão descobrir.

Basta desafiar o olhar que de imediato se revelam pequenos tesouros: a racha na parede onde cresce um pequeno jardim, um friso decorado ao estilo Arte Nova no topo de um edifício, uma família que passa, vendedores que montam a esplanada, gelados artesanais, cheiro a pad thai e a café, doces e artesanato em barro colorido. Pombos que arrulham alinhados em beirados e candeeiros. Esculturas em pedra com uma cara e um olhar que contam uma história antiga. A cúpula de uma igreja, o catavento a adivinhar estações, a roupa que se agita nos estendais, limoeiros que espreitam atrás dos muros, jacarandás a agarrar o céu, rodapés de cores, códigos grafitados na parede. Os nomes das ruas em placas amarelas, travessas que não sabemos o nome de cor, escadas que contamos.

Saibam tudo em www.pedexumbo.com/bairro-celeiros/

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
PERFORMANCE «Atravessar - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»
É primavera! Vamos viver as ruas do Bairro Celeiros?
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»: começa já na próxima semana a residência artística da Bárbara Faustino no nosso bairro.
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» de Bárbara Faustino foi o projeto selecionado para esta edição da Bolsa de Novas Criações da Pédexumbo
Bairro Celeiros
Ciclo de Programação «Aprometemos atividades no Bairro»
Bairro Celeiros || 2022 || «Aprometemos atividades no bairro»
Bairro Celeiros || 2023 || «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros»
Candidaturas encerradas para a Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»! Respostas a 26 de março.
Chamada para novas criações: de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, artistas podem candidatar projetos à Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»!
«Passo a Passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» um documentário de Carolina Lecoq | 2023
Os vizinhos do Bairro Celeiros marcam encontro esta quinta-feira, para o lançamento de "Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros", um documentário de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
O percussionista Juan de la Fuente vai estar com a Orquestra do Bairro para uma formação, nos dias 18 e 19 de junho!
Estreia da ORQUESTRA DO BAIRRO
A ORQUESTRA DO BAIRRO estreia dia 19 de junho!
BAIRRO CELEIROS, uma galeria de fotografias de Fu Qiang
No próximo dia 21 de maio, há mini-concertos nas varandas do BAIRRO CELEIROS, em Évora, com ToZé Bexiga, Ana Santos e Fibrja!
Do Bairro para o Mundo - estreia da Orquestra do Bairro, dia 21 de maio, em Évora
Em maio, dançamos nas ruas do BAIRRO CELEIROS!
BAIRRO CELEIROS é o novo projeto da PédeXumbo em Évora. Em maio traz um ciclo de programação para toda a comunidade!

Scroll to top