X
Menu
Subscrever newsletter:

Entrudanças

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 9 Novembro, 2018 )

O Festival

O Entrudanças é o Festival de Inverno e de Carnaval da PX que surgiu em 2000 para que o inverno fosse também um tempo de dançar e aprender. Com o pretexto da celebração do Entrudo, durante três dias aprendem-se danças do mundo e outros saberes ligados às tradições, à música, aos instrumentos, ao canto, às manualidades e se baila pela noite fora em bom espírito de folia carnavalesca.

Évora foi durante quatro anos o palco do festival, que se repartia entre as muitas salas da SHE (Sociedade Recreativa Eborense), outros espaços culturais então existentes em Évora como a Casa Amater, e a Praça do Giraldo, onde terminava o desfile do último dia.

Em 2004 o Entrudanças foi de corpo e alma para Entradas, vila do interior alentejano, no concelho de Castro Verde. O nome encaixou na perfeição e o festival, na sua nova localização no centro desertificado e preservado do Alentejo, continuou a atrair gentes de Portugal e da Europa a convergir a um espaço de encontro, onde, ano após ano, se estreitam laços através do trabalho que se vai desenvolvendo com a comunidade local, tocando gerações e atravessando o tempo.

O Entrudanças é assim uma festa de muita alegria que junta às tradições do Entrudo a música e a dança, numa festa que é partilhada e vivida por todos.

De 1 a 3 de março, a vila de Entradas receberá novamente o festival da PX que alia a celebração do Entrudo com o melhor das tradições do Alentejo, da dança e do folk. Serão três dias de grande folia, vividos na proximidade de uma comunidade que nos recebe de braços abertos há mais de 15 anos.

O tema que dará o mote às celebrações será a “Lucerna”, e antes de desvendarmos todos os detalhes, saibam mais sobre este tema aqui.

Mais novidades brevemente.

O Entrudanças é um Festival organizado pela PédeXumbo, Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas.

O festival realiza-se com a colaboração e o apoio de diversas entidades:

Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Associações de Cante do Concelho de Castro Verde
Cortiçol
Grupo Coral as Ceifeiras
Grupo Coral As Atabuas
LPN
Sociedade Desportiva e Recreativa Entradense
Sociedade Filarmónica 1º de Janeiro

Apoios:
União de Freguesias de Castro Verde e Casével
Rádio Castrense

Edições anteriores:
2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018

No Entrudanças há uma importante componente dedicada à comunidade local. Nas semanas que antecedem o Entrudanças, desenvolve-se um trabalho artístico-comunitário com a população local, que reforça o seu sentimento de pertença ao projeto e posteriormente se revela na hospitalidade com que os participantes são recebidos.

O Entrudanças acontece na vila de Entradas, em diferentes espaços e que são um convite a que explore e descubra a simpática vila de Entradas.

CENTRO RECREATIVO DE ENTRADAS, onde acontecem os bailes, as oficinas de dança e onde está localizado o secretariado, a bilheteira, o bar e a cantina.

TENDA 1, dentro do Centro Recreativo de Entradas, onde decorrem Oficinas de Dança

MUSEU DA RURALIDADE, é o local para concertos, oficinas, exposições,filmes e a  taberna onde canta e se provam petiscos da terra.

PRAÇA ZECA AFONSO, onde decorre muita animação de rua, Cante Alentejano, e há uma feirinha de artesanato.

ADEGA DAS CEIFEIRAS, espaço onde se pode comer, cantar e estar em grande convívio numa grande cozinha com fogo de chão.

BIBLIOTECA, é o local para apresentações, conversas, e é onde se localiza o espaço dedicado às crianças.

TABERNA DO PEDRO FEIO, local de convívio e animação, onde se pode comer e beber.

ESCOLA PRIMÁRIA, onde se realiza a oficina de gastronomia.

Informações Gerais

  • Os bilhetes para o Entrudanças são adquiridos no Centro Recreativo de Entradas, durante o evento.
  • Bilheteira aberta a partir das 18h00 do dia 1 de março.

Bilhetes para Residentes do Concelho de Castro Verde
Passe completo: 14 euros
Bilhete 1 dia: 6 euros
Bilhete Noite: 5 euros
*Para usufruir deste desconto deverá apresentar um documento que comprove a sua residência, BI, carta de condução, cartão de eleitor.

Bilhetes regulares
Passe completo: 30 euros
Bilhete 1 dia: 15 euros
Bilhete Noite : 10 euros

As crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam bilhete.

Os Sócios PX têm um desconto de 20% no passe ou nos bilhetes diários.

Associações Parceiras têm desconto de 20% apenas no passe de três dias. As associações estão obrigadas a enviar previamente a listagem dos sócios e alunos propostos e estes deverão dirigir-se à bilheteira do festival com identificação.

O ALENTEJO É CONHECIDO PELA GASTRONOMIA. APROVEITE O ENTRUDANÇAS PARA SABOREAR OS SABORES LOCAIS.

No CENTRO RECREATIVO DE ENTRADAS há um refeitório onde são servidas refeições vegetarianas e não vegetarianas.

A ADEGA, espaço gerido pelo grupo Coral Feminino Ceifeiras de Entradas durante o Festival, serve refeições deliciosas e um pequeno almoço muito especial onde entre outros preparados, encontrarão fatias douradas, torradinhas e café da avó preparados à lareira.

A TABERNA DO MUSEU DA RURALIDADE tem um cardápio recheado com petiscos locais.

Há ainda muitos cafés e tasquinhas em Entradas que pode explorar ao rirmo de um baile ou de uma conversa animada, entre amigos, petiscos e um bom copo de vinho.

Acrescentam-se ainda as seguintes opções de restauração em Entradas:

Restaurante A Cavalariça
Rua do Paço, nº 14
7780 – 341 Entradas
Tel.: 286 915 491

Restaurante O Celeiro
Rua da Feira
7780 Entradas
Tel.: 286 915 200 / 966 287 687

 

 

 APROVEITE O ENTRUDANÇAS PARA USUFRUIR DE UMA ESTADIA DESCONTRAÍDA NO CORAÇÃO DO ALENTEJO.

Em Entradas
Acampamento gratuito em área coberta
Será providenciado um espaço em acampamento seco, que permitirá acampar em área coberta. Será necessário trazer todo o material de campismo: tenda, saco-cama, almofada, roupa e agasalhos quentes, que pode fazer frio em Entradas. Neste espaço não é permitido colocar as estacas das tendas. Haverá chuveiros com água quente e WC.

É também possível acampar gratuitamente no Campo de Futebol da Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense (sem cobertura). Acesso aos balneários do Clube.

Casas em Entradas
Para mais informações e reservas, contactar Luís Gonçalves – 926 713 211.

Castro Verde
Parque de Campismo de Castro Verde
(possibilidade de acantonamento)
parque.campismo@cm-castroverde.pt

Outros alojamentos locais 

As coordenadas GPS de Entradas são N 37.77165° | W 7.98109°.

Mapa Google

Do Norte: Seguir A2 sul -> saída IP2 Castro Verde/Mértola -> passa por Castro Verde e segue em frente -> vira na primeira à direita para Entradas

Do Sul: Segue A2 norte -> saída IP2 Castro Verde/Mértola -> passa por Castro Verde e segue em frente -> vira na primeira à direita para Entradas

Aconselhamos todos os participantes a planearem a sua viagem e a optarem por formas mais sustentáveis para chegar ao Entrudanças.

Para quem vai viajar de carro, sugerimos a partilha de boleias, uma forma mais ecológica, económica e convivial de viajar! Existe um grupo no Facebook para o Entrudanças, para facilitar a partilha de boleias!

Para quem prefere os transportes públicos pode viajar com a Rede Expressos para Castro Verde.

De Castro Verde a Entradas (10 kms) há a opção de taxi, na Praça de Taxis (286 322191, entre 12 a 15€ – Castro Verde a Entradas).

Os horários desde Lisboa são os seguintes:

Lisboa – Castro Verde
07h00 (Exceto sábados, domingos e feriados)
11h45 (Diariamente)
14h00 (Sextas e domingos)
15h00 (Domingos)
18h00 (Exceto aos sábados)
22h00 (Domingos)

Castro Verde – Lisboa
08h25 (Exceto aos sábados)
10h15 (Diariamente)
13h15 (Exceto aos sábados)
18h45 (Exceto aos sábados)
19h25 (Sextas e domingos)

Para que o Entrudanças seja possível, todos os anos cerca de 20 voluntários ajudam com um contributo único. São 4 horas diárias de trabalho, que dão direito à entrada no Festival e a uma refeição por dia. As tarefas são várias e podem relacionar-se com bilheteira e informações, controlo de Entradas ou apoio à programação.

Os voluntários deverão ter disponibilidade entre as 16h30 do dia 1 de março e as 23h59 do dia 3 de março.

AS CANDIDATURAS PARA O VOLUNTARIADO AO ENTRUDANÇAS.2019 DECORREM DE 4 A 15 DE FEVEREIRO.
RESPOSTAS A TODOS OS CANDIDATOS ATÉ DIA  20 DE FEVEREIRO.

ÁREAS DE TRABALHO

Bilheteira e informações
Venda de bilhetes; Receber inscrições para as atividades que tenham limite de pessoas; Dar informações sobre o festival e serviços; Entregar convites; Venda de merchandising; Contabilidade das vendas.

Controle de Entradas
Ver se as pulseiras são válidas para o dia; Dar informações sobre o festival sempre que forem solicitadas; Não permitir a entrada de pessoas sem pulseiras.

Apoio à Programação
Dar apoio aos artistas das oficinas ao nível de material necessário e tudo o que pedirem; Dar informações sobre o festival e as oficinas; Assegurar que os artistas no palco e os monitores das oficinas têm águas; Encher os vários dispensadores de água; Manutenção dos camarins (instalação, aprovisionar em águas, frutas e barras de cereais, limpeza dos camarins, pôr os nomes dos grupos nas portas dos camarins); Assegurar que as oficinas, testes de som, concertos e bailes começam e acabam nos horários previstos.

Recolha seletiva
Manutenção dos lixos; Sensibilização para a separação de resíduos.

Na PédeXumbo acreditamos que a demonstração e partilha de melhores práticas ambientais, sociais e económicas contribui para o desenvolvimento de uma consciência e de uma cultura mais sustentáveis – Carta de Compromisso PX.

A escala de proximidade do Entrudanças é facilitadora da adesão dos participantes a melhores práticas para um consumo e modos de vida mais sustentáveis.

Redução de descartáveis
No Entrudanças procuramos reduzir o mais possível o uso de copos, pratos e talheres descartáveis, usando loiça reutilizável. Há canecas para cada participante poder usar durante o festival (evitando os copos de plástico descartados a cada utilização…). Obtenha a sua caneca no próprio festival, por empréstimo com caução. No final pode devolvê-la, reavendo o seu dinheiro. Ou traga a sua própria caneca de casa (capacidade até 20 cl, o material e a forma podem ser diversos).

Redução do desperdício de comida
No Entrudanças incentivamos a redução do desperdício alimentar através da dose certa, sensibilizando as pessoas para pedirem apenas a quantidade de comida que irão consumir, não a desperdiçando no prato.

Sugestões para uma mobilidade mais sustentável
A partilha de carro/boleia ou a deslocação em transportes colectivos tem inúmeras vantagens, além das económicas e ambientais (como a redução de emissões gasosas e de energia consumida), também as sociais, por exemplo ficamos com mais tempo e disponibilidade para os outros e para apreciar o que nos rodeia. No Entrudanças tentamos lembrar estas opções e que são sobretudo uma questão de consciência, de motivação e de planeamento antecipado.

Programação

Em atualização. Mais novidades em breve.

Em atualização. Mais novidades em breve.

Em atualização. Mais novidades em breve.

Em atualização. Mais novidades em breve.

Em atualização. Mais novidades em breve.

Partilhar
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top