X
Menu
Subscrever newsletter:

Livros

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 9 Novembro, 2018 )

Para além de ensinar, investigar e recolher, a PédeXumbo também regista e divulga o que se faz em Portugal em torno da dança e música tradicionais. Individualmente ou com parceiros que criam novos projetos, a PédeXumbo edita diversos materiais como livros, CDs, DVDs ou sites na Internet.

Todas as nossas edições poderão ser adquiridas na nossa sede em Évora, em alguns dos nossos eventos ou na nossa loja online.  

 

Este livro resulta do contributo de muitas pessoas que fizeram e fazem parte da história da PédeXumbo. Um livro que conta a várias vozes as vontades e pensamentos que foram surgindo ao longo dos 20 anos da associação, espelhando a ampla e distinta intervenção da PédeXumbo e de quem com ela colabora.

Um livro informal, repleto de imagens, que pretende ser um roteiro prático da história da associação.

Um livro para ler e dançar!

Ficha Técnica

Edição: Tradisom

Design e Paginação: Rodrigo Madeira

Textos: Ana Martins, Ana Paula Amendoeira, André Tereso, Celina da Piedade, Charlotte Brouessard, Clara Andermatt, Claúdia Martins, Diana Mira, Eduardo Luciano, Eva Parmenter, Graça Gonçalves, Gonçalo Oliveira, Hugo Barros, Joana Oliveira, Joana Ricardo, KP (Carlos Pedro), Leonor Carpinteiro, Luís Fernandes, Luísa Fonseca, Manuela Pires da Fonseca, Manuel Araújo, Marta Alface, Marta Guerreiro, Mercedes Prieto, Naragonia, Paulo Nascimento, Paulo Pereira, Sophie Coquelin, Rui Leal, Tânia Ramos, Teresa e Inês Campos.

Revisão de Textos: Joana Ricardo, Leonor Carpinteiro, Marta Guerreiro, Rosa Azevedo, Tânia Ramos

Impressão e acabamento: PRINTER

ISBN: 978-972-8644-60-4

Depósito Legal: 447662/18

Tiragem: 1000 exemplares

Esta edição da coleção Para Conhecer e Fazer tem como tema central a flaita e/ou gaita, denominação usada em todo o Alentejo para a harmónica ou gaita de beiços. Os textos nela escritos são fruto de conversas/entrevistas realizadas a tocadores do concelho de Castro Verde.


Nesta edição partimos das histórias dos tocadores para apresentar propostas de fazer, visualizar e visitar, com o intuito de valorizar e divulgar um instrumento que em tempos foi muito popular marcando sempre presença em festas, arraiais e bailes por todo o país.


Textos de Paulo Nascimento a partir de conversa com os quatro tocadores.

Esta brochura foi impressa no ano de 2019, em serigrafia, na Oficina do Cego – Associação de Artes Gráficas, em Lisboa. Com tiragem de 200 exemplares.

 
Edição que reúne algumas formas de construção de “Instrumentos Singelos” a partir de materiais ditos “não nobres”, enaltecendo a capacidade criativa de cada um que se atreva a produzi-los. As propostas documentadas nesta brochura estão descritas para que tocadores e não tocadores descubram diferentes formatos de instrumentos de palheta.

Num formato de “passo a passo” pela história e construção de pequenos instrumentos efémeros, que acompanham gerações e estações do ano, todos conseguirão elaborar instrumentos e, esperamos, tocá-los.

Ficha Técnica:

Textos de Napoleão Ribeiro

Coordenação editorial e identidade visual Leonor Carpinteiro e Marta Guerreiro

Esta brochura foi impressa no ano de 2018, em serigrafia, nas Oficinas do Convento – Associação Cultural de Artes e Comunicação

Tiragem de 200 exemplares

Edição PédeXumbo

Uma edição dedicada a um instrumento de percussão tradicional português que assume diferentes denominações, formas e reportórios, dependendo da região geográfica onde é construído e depois tocado.

Nesta publicação divulgamos esta prática tradicional apresentando o instrumentos, as suas origens, as especificidades, repertórios e práticas associadas, numa linguagem simples e descomprometida. Uma proposta prática e simples para tocadores e não tocadores, cantadores e não cantadores e ainda bailadores e não bailadores.

Textos, curiosidades e propostas práticas escritas , disponibilizadas e partilhadas por Rui Silva, Richi Casás, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e Galandum Galundaina.

Ficha Técnica:

Textos de Rui Silva

Coordenação editorial e identidade visual de Leonor Carpinteiro e Marta Guerreiro

Impressão a uma só cor em serigrafia na Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, sobre papel reciclado de 140gr. Acabamentos feitos manualmente
1ª Edição com tiragem de 200 exemplares.

Esta brochura foi impressa no ano de 2018

Uma edição PédeXumbo


De forma descomprometida e no seguimento da ligação estabelecida com algumas pessoas de São Teotónio, Amoreiras-Gare e Santa Clara-a-Velha, foi realizado em simultâneo às atividades do projeto A Ciência de Um Baile de Mastro, uma recolha ligeira das várias práticas culturais à volta dos Mastros no concelho de Odemira, que agora se disponibiliza e promove através desta publicação.


As conversas realizadas, a aprendizagem prática de técnicas e métodos possibilitada pela proximidade estabelecida com as comunidades locais, assim como alguma pesquisa feita em edições e arquivos do concelho de Odemira, dão assim origem a esta brochura que se quer como um manual prático sobre a temática dos Mastros.


Uma edição para se aprender a fazer!

Textos e imagens: Leonor Carpinteiro e Marta Guerreiro
Impressão a uma só cor em serigrafia na Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, sobre papel reciclado de 140gr.



Autora: Lia Marchi
Colaboradores: Celina da Piedade e Domingos Morais. Edição: Associação PédeXumbo e Olaria Projetos de Arte e Educação.


Depois de seis meses de pesquisas, recolhas e viagens no território alentejano, o projeto Arquivo das Danças do Alentejo apresenta a sua primeira edição: o Caderno de Danças do Alentejo – Vol. 1. Uma iniciativa da PédeXumbo, coordenada por Domingos Morais e Lia Marchi, com início em Abril de 2010. Nesta primeira etapa, a equipa concentrou os seus esforços sobre dois repertórios; os bailes cantados do Baixo Alentejo à volta de Castro Verde, e as Valsas Mandadas na região de Melides, Alentejo Litoral.

Veja aqui os vídeos de dança associados ao caderno.

 

Livro + CD Áudio-Vídeo
Um livro de danças do Mundo, para pais, educadores e crianças. Convidamos todos a reunirem-se à volta de um livro com muita música e imagens para descobrirem as receitas de um cozinheiro que descobriu a dança no meio de ingredientes e utensílios de cozinha. De receita em receita, vão-se aprendendo passos e formas de dançar “sabores” do mundo. Uma edição com muito alimento e movimento para todos.


Quase cem páginas ilustradas com belíssimas fotografias. Ao longo destas páginas vão-se desenrolando conversas com algumas das pessoas que fizeram e/ou continuam a fazer o Andanças. Este livro ajuda a compreender o percurso, as origens e as memórias do festival internacional, que se tornou o maior fenómeno do voluntariado em Portugal. Veja aqui a versão online.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top