Dia 19 de junho, às 19h30, no Largo de São Vicente, será o dia de estreia da ORQUESTRA DO BAIRRO, num final de tarde de baile e cantorias que vai pôr vizinhos e transeuntes do Bairro Celeiros a cantar e a dançar.
A PédeXumbo lançou o convite a seis músicos, desafiando-os a criar uma orquestra para o BAIRRO CELEIROS, em Évora. Este projeto que a associação está a desenvolver em Évora, propõe mapear uma zona da cidade e promover a cultura participativa, aberta a toda a comunidade e ao público em geral.
Afonso Nascimento (voz e percussões), José Bonifácio (voz e acordeão), Mariana Correia (voz, violoncelo e adufe), Patrícia Camelo (voz, clarinete e gaita-de-foles), Ricardo Falcão (voz, percussões e objetos variados) e Sérgio Galante (voz, guitarra, cavaquinho, banjo e campaniça) aceitaram o desafio e têm estado, desde março, em residência artística no Espaço Celeiros, onde a PédeXumbo está sediada, a criar o repertório musical com o qual vão apresentar a Orquestra do Bairro.
28 de abril foi dia do ensaio aberto. A orquestra apresentou um repertório assente em músicas de tradição portuguesa, como viras, xulas, modas alentejanas e também no folque europeu com círculos, passo doble entre outros tantos. São músicas para ouvir, dançar e cantar.
Nas palavras de Afonso Nascimento, um dos músicos do projeto: “a Orquestra do Bairro quer pôr a comunidade e os vizinhos a cantar e a dançar, e um dia, quem sabe, talvez também estar presente nos palcos do mundo”.
Do Bairro para o Mundo fica então o convite para que no dia 19 de junho, quem é do bairro, abra portas e janelas, ou que venham até ao Largo de São Vicente e deixem entrar as músicas desta orquestra feita de sons, palavras, gestos e passos. Esta orquestra que é de todos!