X
Menu
Subscrever newsletter:

Estreia da ORQUESTRA DO BAIRRO

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 9 Junho, 2022 )
19
JUN
2022
Local:
Largo de São Vicente, Évora

Dia 19 de junho, às 19h30, no Largo de São Vicente, será o dia de estreia da ORQUESTRA DO BAIRRO, num final de tarde de baile e cantorias que vai pôr vizinhos e transeuntes do Bairro Celeiros a cantar e a dançar.

A PédeXumbo lançou o convite a seis músicos, desafiando-os a criar uma orquestra para o BAIRRO CELEIROS, em Évora. Este projeto que a associação está a desenvolver em Évora, propõe mapear uma zona da cidade e promover a cultura participativa, aberta a toda a comunidade e ao público em geral.
Afonso Nascimento (voz e percussões), José Bonifácio (voz e acordeão), Mariana Correia (voz, violoncelo e adufe), Patrícia Camelo (voz, clarinete e gaita-de-foles), Ricardo Falcão (voz, percussões e objetos variados) e Sérgio Galante (voz, guitarra, cavaquinho, banjo e campaniça) aceitaram o desafio e têm estado, desde março, em residência artística no Espaço Celeiros, onde a PédeXumbo está sediada, a criar o repertório musical com o qual vão apresentar a Orquestra do Bairro.
28 de abril foi dia do ensaio aberto. A orquestra apresentou um repertório assente em músicas de tradição portuguesa, como viras, xulas, modas alentejanas e também no folque europeu com círculos, passo doble entre outros tantos. São músicas para ouvir, dançar e cantar.
Nas palavras de Afonso Nascimento, um dos músicos do projeto: “a Orquestra do Bairro quer pôr a comunidade e os vizinhos a cantar e a dançar, e um dia, quem sabe, talvez também estar presente nos palcos do mundo”.
Do Bairro para o Mundo fica então o convite para que no dia 19 de junho, quem é do bairro, abra portas e janelas, ou que venham até ao Largo de São Vicente e deixem entrar as músicas desta orquestra feita de sons, palavras, gestos e passos. Esta orquestra que é de todos!

+ info www.pedexumbo.com/bairro-celeiros

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
PERFORMANCE «Atravessar - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»
É primavera! Vamos viver as ruas do Bairro Celeiros?
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros»: começa já na próxima semana a residência artística da Bárbara Faustino no nosso bairro.
«ATRAVESSAR - a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» de Bárbara Faustino foi o projeto selecionado para esta edição da Bolsa de Novas Criações da Pédexumbo
Bairro Celeiros
Ciclo de Programação «Aprometemos atividades no Bairro»
Bairro Celeiros || 2022 || «Aprometemos atividades no bairro»
Bairro Celeiros || 2023 || «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros»
Candidaturas encerradas para a Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»! Respostas a 26 de março.
Chamada para novas criações: de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, artistas podem candidatar projetos à Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»!
«Passo a Passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros» um documentário de Carolina Lecoq | 2023
Os vizinhos do Bairro Celeiros marcam encontro esta quinta-feira, para o lançamento de "Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros", um documentário de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
«O Bairro Celeiros é lindo!» um video de Carolina Lecoq
O percussionista Juan de la Fuente vai estar com a Orquestra do Bairro para uma formação, nos dias 18 e 19 de junho!
A ORQUESTRA DO BAIRRO estreia dia 19 de junho!
BAIRRO CELEIROS, uma galeria de fotografias de Fu Qiang
No próximo dia 21 de maio, há mini-concertos nas varandas do BAIRRO CELEIROS, em Évora, com ToZé Bexiga, Ana Santos e Fibrja!
Do Bairro para o Mundo - estreia da Orquestra do Bairro, dia 21 de maio, em Évora
Em maio, dançamos nas ruas do BAIRRO CELEIROS!
O Bairro Celeiros é lindo! E vai ter dança, música, performance, cinema, oficinas de saber fazer, de 2 a 27 maio, em Évora!
BAIRRO CELEIROS é o novo projeto da PédeXumbo em Évora. Em maio traz um ciclo de programação para toda a comunidade!

Scroll to top