X
Menu
Subscrever newsletter:

Andanças

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 9 Novembro, 2018 )

Em 2023, o Festival Andanças está a florescer no coração do Campinho. De 27 a 30 de julho, voltamos a dançar ao ritmo do Alentejo.

[ver site oficial do Andanças]

Andanças a florescer no coração do Campinho

Em 2021 o Festival Andanças encontrou uma nova casa que fica no Campinho, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, com vista para a planície alentejana, dos sobreiros e azinheiras, a 3km do espelho de água de Alqueva.
Em 2021, começámos «A Caminhar para o Andanças», numa edição especial para conhecer a região e apontar para o futuro do festival, onde trocamos sementes e prometemos germinar nesta nova terra. Assim, no ano seguinte, o Andanças germinou no Campinho, trazendo de volta os quatro pilares do festival – Dança&Música, Voluntariado, Comunidade e Sustentabilidade – e a grande família de “Andantes”. Uma edição desafiante que abraçou toda a aldeia e recebeu também o abraço desta comunidade! Um abraço que chegou ainda a centenas de novos bailadores, trazendo novas vidas ao espírito Andanças.
E juntos prometemos florescer! Chega assim 2023, um ano para ver crescer. Com respeito pelas leis da natureza e pelo ritmo do Alentejo, começamos o ano a preparar o futuro. No dia 14 de janeiro, demos início à plantação de árvores na área destinada ao campismo do festival. Numa parceria entre a Além Risco, a Câmara Municipal Reguengos de Monsaraz, a Junta de Freguesia de Campo e Campinho, a Associação Gente Nova e a PédeXumbo, demos este pequeno grande passo para tornar o Campinho mais verde! Entre medronheiros, lódão-bastardos, olaias, ciprestes, jacarandás, loureiros, loendros, pinheiros-mansos, aroeiras, cornalheiras, abrunheiros-bravos, pereiras-bravas, azinheiras, sobreiros, sanguinho-das-sebes, espinheiros-pretos, folhados, plantamos centenas de árvores que veremos crescer nos próximos anos, por áreas mais frescas e mais adaptadas às alterações climáticas.

O Andanças está a florescer no coração do Campinho, que este ano volta a ser o ponto de encontro oficial dos Andantes. Marcamos assim encontro entre os dias 27 e 30 de julho, para 25ª edição do Andanças, num ano em que a PédeXumbo celebra também os seus 25 anos. Fica o convite para esta dupla celebração, que volta a contar com a parceria da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, da Junta de Freguesia de Campo e Campinho e da Associação Gente Nova de Campinho.

A um novo ritmo – Andanças bienal

 

Crescer e florescer leva tempo e o Andanças ganhou um novo ritmo nesta nova casa, um ritmo que dá lugar ao vagar, uma outra forma de existir. A partir deste ano, a PédeXumbo propõe um Andanças bienal, que vai acontecer de dois em dois anos, numa vontade assumida de o tornar ainda mais sustentável; de criar melhores condições para quem o realiza e para quem nele participa, pensando e trabalhando com mais detalhe cada uma das edições; de fortalecer a ligação ao território que o acolhe, com a dinamização de projetos de criação artística na comunidade local nos anos em que não há festival. De dois em dois anos, o Andanças será um lugar mais preparado para acolher quem chega, como as famílias e os seus rebentos, e com parcerias mais fortes com esta comunidade que está agora a conhecer.

Andanças, o conceito

O Andanças é um festival que promove a música e a dança populares enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.
Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular, através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo. Visa a recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.
Assim, é possível aprender no Andanças mais de meia centena de estilos de dança diferentes: este é o resultado das sinergias que se geram entre cidadãos do mundo ávidos de partilhar saberes. Desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, etc. Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência. Em relação a grupos portugueses, alguns nascidos em anteriores edições do Andanças, muitos irão ao Festival apresentar os seus novos projetos discográficos: importa estar atento e ficar a par das novas tendências em música de dança.

Edições anteriores:
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018  | Site atual

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
ANDANÇAS 2023 – 27 a 30 de julho
Vamos plantar árvores no Campinho! Juntem-se a nós!
Andanças e Desdobra-te nomeados para a categoria de BEST NON-MUSIC FESTIVAL no Iberian Festival Awards. Vamos votar?
Festival Andanças 2022
"Arranque" é a proposta artística de Rita Carvalho, em residência artística no Espaço Celeiros
Mais de duas dezenas de danças para aprender no Andanças, de 18 a 21 de agosto!
Estão a abrir as candidaturas para o mercado de artesanato, tascos, restaurantes e bares no Festival Andanças
Estão abertas as candidaturas para a Programação Artística do Andanças 2022!
O Andanças renasce no Campinho, entre 18 e 21 de agosto!
Andanças 2022 – 18 a 21 de agosto
A Caminhar para o Andanças
Um festival, uma região, uma celebração: «A Caminhar para o Andanças» já tem programa!
"A caminhar para o Andanças" propõe dois dias de passeios pela região com uma lotação muito reduzida
“A caminhar para o Andanças” é o mote para o regresso do Festival Andanças, numa edição especial com dois dias de programação
21 e 22 de agosto - "A Caminhar para o Andanças"
Comunicado: Andanças cancela edição de 2019, mas não vai acabar.
Voluntariado no Andanças 2019: junta-te a esta grande família!
Andanças 2019, está de regresso à Barragem de Póvoa e Meadas!
Propostas artísticas Andanças 2019: prolongamento do prazo de receção!
Estão abertas as Candidaturas para as propostas Artísticas para o Andanças 2019!
Propostas Artísticas para o Andanças 2019!
Novidades: Andanças 2019 com datas marcadas e votações abertas para os Iberian Festival Awards
Andanças 2019 de 4 a 10 de Agosto
CD Andanças 2014
CD 20Andanças 2015

Scroll to top