O DOC BAIRRO CELEIROS é a oportunidade para vermos os documentários realizados no Bairro Celeiros, ao ar livre, pelas ruas e praças deste lugar da cidade de Évora!
Já em setembro teremos duas sessões de DOC BAIRRO CELEIROS! No dia 19 de setembro é dia para ver «Passo a Passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros», um documentário de Carolina Lecoq, numa sessão no Largo d’Alvaro Velho (Évora), pelas 21h00! E no dia 26 de setembro, pelas 21h00, a sessão é para ver «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» uma performance de Bárbara Faustino e um filme de Carolina Lecoq, na Rua dos Castelos (Évora).
O ar é livre a entrada também, as noites esperam-se agradáveis, cheira a Bairro Celeiros e vem quem se quiser juntar!
*
DOC BAIRRO CELEIROS #1
«Passo a Passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros», um documentário de Carolina Lecoq
19 de setembro, Largo d’Alvaro Velho, Évora
21h00, entrada livre
Depois da 1ª edição do projeto Bairro Celeiros, em 2022, em que se mapeou um bairro imaginado e se fortaleceram os laços com um lugar, em 2023 a PédeXumbo lançou o convite ao Colectivo Til para um trabalho de investigação. Surge, assim, «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros». A dar passos por ruas, ruelas, casas e espaços, escolas e bares, janelas e cafés, estiveram não apenas o Diogo e o Gonçalo dos Colectivo Til com os seus cadernos e anotações, mas também a Orquestra do Bairro com a sua música, a equipa da PédeXumbo com as suas ideias e bailes, os meninos e meninas da Escola do Rossio de São Brás com o Compêndio Enciclopédico Analítico do Bairro Celeiros, vários vizinhos que fomos conhecendo e revendo para conversar e cantar, o Fu Qiang com a máquina fotográfica e também a Carolina Lecoq com a câmara de filmar. Observou-se como os corpos de hoje habitam esta zona da cidade, desafiando-os a experimentar novas formas de estar, povoar a rua, refletir sobre o espaço público, num papel de atores-caminhantes a questionar o modelo de cidade no século XXI. Desta proposta para “performar” o bairro, através de registros de experiências vividas e da sua análise, nasce um novo olhar sobre o lugar, enquanto na câmara da Carolina Lecoq nascia um documentário.
DOC BAIRRO CELEIROS #2
«ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» uma performance de Bárbara Faustino, filme de Carolina Lecoq
26 de setembro, Rua dos Castelos, Évora
21h00, entrada livre
Em maio, a artista Bárbara Faustino, vencedora da Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros», esteve neste nosso bairro, em Évora, para a criação da performance «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros». Agora, a travessia dançada é um filme, realizado pela Carolina Lecoq, e está disponivel para tod@s @s visitantes do Bairro Celeiros. Entra no ritmo e boa viagem!