X
Menu
Subscrever newsletter:

Valsa Mandada, Fado Mandado, Chula e Baile da Pinha. A dança já começou no projeto “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 24 Janeiro, 2022 )

Depois de darmos inicio à parte teórica do projeto “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”, com a investigação da Sophie Coquelin, é hora de começarmos a dançar! 

“Primeiro que tudo, e porque muitos não têm informação sobre esta prática, o que são Bailes Mandados?“, perguntámos à Sophie! “Existe uma dança chamada «baile mandado» no Algarve, mas para este projeto, usamos o termo como categoria para cobrir diferentes danças que existem um pouco por todo o mundo. Têm em comum o facto de haver um mandador que anuncia figuras coreográficas a executar. Este mandador pode, por vezes, ser bailador ao mesmo tempo, ou ficar ao lado dos tocadores.” E é o papel de mandador que este projeto visa valorizar e promover!

Para além da parte teórica, até ao final do ano 2022 este projeto terá momentos de partilha entre bailadores e mandadores de diferentes danças mandadas em três regiões de Portugal: Sines e Reguengos de Monsaraz no Alentejo, Arcos de Valdevez no Alto Minho e Lousã na Beira Litoral. Assim, no passado fim-de-semana, as formadoras Ana Silvestre, Mercedes Prieto e Marisa Barroso juntaram-se para se dedicarem agora às práticas coreográficas integradas no projeto: Baile da Pinha/Contradança em Reguengos de Monsaraz; Fado Mandado, na Lousã; Vira/Chula/Malhão mandados, em Ponte da Barca; e Valsa Mandada, em Sines.

Durante o ano haverá encontros em cada um dos concelhos, onde o papel das formadoras será o de se focarem na prática coreográfica de cada concelho, revê-la, ensiná-la, adaptá-la e motivar o aparecimento de novos mandadores, capacitando as comunidades para dinamizarem bailes no futuro e outras atividades em torno deste tipo de dança.

Para além destes encontros, o projeto prevê ainda o convívio com as comunidades e associações locais, a participação na vida cultural dos concelhos e ainda a procura de testemunhos e fontes (escritas, audiovisuais ou fotográficas) que permitam documentar estas danças.

“De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” é um projeto vencedor da 4a edição do Programa Tradições, promovido pela EDP e tem um programa de encontros ao longo do ano que vão sendo divulgados na página do projetoAcompanhem-nos para saber mais sobre Bailes Mandados em Portugal!

Sophie Coquelin na coordenação cientifica | Marta Guerreiro como responsável executiva da entidade promotora e gestora do projeto | Ana Silvestre, Marisa Barroso e Mercedes Prieto na dimensão prática/coreográfica | Joana Ricardo na Comunicação | Joana Torgal no Design | Projeto com o apoio do programa Tradições da EDP

Parceiros: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz | Câmara Municipal de Sines

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top