X
Menu
Subscrever newsletter:

“Bailes Mandados. Quem manda aqui?”: três sessões de Bailes Mandados com Mercedes Prieto, em Ponte da Barca!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 7 Março, 2022 )

“De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” é o projeto da PédeXumbo que promove momentos de partilha entre bailadores e mandadores de diferentes danças mandadas em três regiões de Portugal: Sines e Reguengos de Monsaraz no Alentejo, Ponte da Barca no Norte e Lousã no Centro. As formadoras Ana Silvestre, Mercedes Prieto e Marisa Barroso estão dedicadas às práticas coreográficas integradas no projeto: Baile da Pinha/Contradança em Reguengos de Monsaraz; Fado Mandado, na Lousã; Vira/Chula/Malhão mandados, em Ponte da Barca; e Valsa Mandada, em Sines.

Bailes Mandados. Quem manda aqui?” é o mote para as três sessões de Bailes Mandados com Mercedes Prieto, em Ponte da Barca! As sessões acontecem nos dias 12 de Março , 23 de abril e 21 de maio, das 16h00 às 17h30, no Largo do Corro, em Ponte da Barca.

Nestas sessões, a formadora Mercedes Prieto destacada a figura do mandador ou marcador como pessoa fundamental para que o baile aconteça. Serão ensinados diferentes bailes mandados, como as Valsas Mandadas do Alentejo ou a contradança do Baile da Pinha.  No caso dos bailes minhotos os participantes irão aprender os passos base e o seu ritmo, as figuras dançadas e o lugar ou o tempo no qual se deve lançar o mando. Ainda, ao contrário da tendência antiga em que só os homens se constituiam mandadores nos bailes, neste projeto será dada a oportunidade às mulheres de fazer as marcações e de se destacarem como mandadadoras. As sessões realçam ainda a relação da música e dos músicos com os bailadores e exploram as dinâmicas de relação, escuta e desafios entre os participantes (músicos, bailadores e marcadores)

Mercedes Prieto é licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa e em Química pela Universidade de Santiago de Compostela. Formadora certificada pelo CCPFC na área das expressões (C05 Dança). Integra a equipa de especialistas do Programa de educação Estética e Artística do Ministério de Educação no âmbito da formação de professores. Também leciona diferentes formações noutras instituições como Câmaras Municipais e associações, Sindicato dos professores do Sul, CEFORE(Espanha) ou a JOBRA. Trabalhou na escola Superior de Educação de Beja como professora de dança formando animadores socioculturais e professores de educação infantil e primeiro ciclo. É animadora artística no projeto MUS-E para o qual deu aulas a crianças do primeiro ciclo e jardim de infância. É fundadora e coordenadora pedagógica na “Associação PédeXumbo”, associação para a defesa e divulgação da música e dança tradicional. Co-autora do projeto MatDance, para o ensino e aprendizagem da Matemática e da Dança. Co-Autora das publicações de dança: Zampadanças, Pezinhos de lã e Entroidanzas. Coreógrafa e intérprete na peça “Olladas da danza” criada para o Museo do Pobo Galego. Bailarina nos projectos de dança GS21 e Bruma. Mandadora de bailes em projetos de música folk como Monte Lunai, Pesdelán e Obal; no Baile dos Corpos Extraordinários, Baile dos Gordos de Diana Regal e atualmente no baile do Zampadanças e Baile histórias da Associação PédeXumbo assim como no baile de Fica no Singelo da Cia Clara Andermatt.

A participação é gratuita, mas com lotação limitada, por isso devem inscrever-se desde já através dos emails pedexumbogeral@pedexumbo.com ou lojaturismo@cmpb.pt

+ info pedexumbo.com/de-volta-aos-bailes-mandados-em-portugal/

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

“De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” é um projeto vencedor da 4a edição do Programa Tradições, promovido pela EDP e tem um programa de encontros ao longo do ano que vão sendo divulgados na página do projeto. Acompanhem-nos para saber mais sobre Bailes Mandados em Portugal!

Sophie Coquelin na coordenação cientifica | Marta Guerreiro como responsável executiva da entidade promotora e gestora do projeto | Ana Silvestre, Marisa Barroso e Mercedes Prieto na dimensão prática/coreográfica | Joana Ricardo na Comunicação | Joana Torgal no Design | Projeto com o apoio do programa Tradições da EDP

Parceiros: Câmara Municipal de Ponte da Barca | Câmara Municipal de Regunegos de Monsaraz | Câmara Municipal de Sines

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top