X
Menu
Subscrever newsletter:

Uma programação diversificada no Festival Desdobra-te

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 3 Novembro, 2020 )

ATENÇÃO: Devido às novas medidas do Estado de Emergência, há mudanças na programação, dias, horários, espaços e bilheteira do Festival Desdobra-te. Informação em atualização.

 


 

 

Bailes-concerto, concertos, oficinas de dança, oficinas de instrumentos, performance, manualidades, um passeio, uma exposição e momentos gastronómicos. Serão cerca de 16 atividades as que vão poder fazer, de 27 a 29 de novembro, no Espaço Celeiros e que incluem ainda pequenas escapadelas pela cidade. Apesar de ser um festival adaptado à atualidade, com menos pessoas, menos espaços e menos atividades, a programação quer-se diversificada e a promessa mantém-se: quebrar estereótipos e atravessar fronteiras no contexto da dança tradicional.

Na sexta-feira, dia 27 de novembro, vamos todos cantar os parabéns à PédeXumbo, que completa 22 anos! Haverá um momento musical no espaço celeiros que antecede um percurso guiado pelas montras da cidade para visitar a Exposição “Interior”Uma cidade. Um percurso. Cinco montras. Cinco caixas. Cinco histórias, esta exposição é um convite ao universo criativo da artesã Joana Santos – A Boniqueira, que através dos seus bonecos em barro, reflete sobre si, sobre o território, sobre a tradição, sobre as relações e sobre o Amor. Num percurso pelas ruas da cidade de Évora à descoberta de cinco lojas de comércio tradicional, cujas montras se transformam, de forma inusitada, em janelas para dentro das quais podemos espreitar bonecos em barro e imaginar as suas histórias.

Sexta-feira é ainda dia para ouvir e dançar ao som do Novo Baile PX (PT), que marca a sua estreia no Festival Desdobra-te, e Correcaminhos (PT), que trazem repertório para baile de danças tradicionais de todo o mundo.

No sábado, dia 28 de novembro, há Oficina de Danças Bascas com Eva Parmenter e Oficina “Costura, dobra e desdobra” com Marta Ricardo para pôr mãos à obra. De seguida vamos ao Bailes-concerto com DOS (ES) e ainda com Parmenter-Delafuente (PT/ES). Seguimos até à Antiga Estação Rodoviária de Évora com o espetáculo de dança “Eu Versus Meu” do bailarino Pedro Sampaio, seguido de “Poros”, uma performance de Madrasta Dance pela criação do músico/compositor sonoro Luis Fernandes e da bailarina/coreógrafa Clara Marchana.

No domingo, dia 29 de novembro, fazemos uma Oficina de Danças Urbanas com Manel Canudo e uma Oficina de Música para Todos, em que os irmãos italianos Duo Botasso vão promover momentos de improviso musical com os participantes. No mesmo dia, há ainda Desdobra-te Combo, uma Oficina de Instrumentos com Tó Zé Bexiga, e concerto com Kata e João tocam música bonita para vocês, de regresso ao espaço da Antiga estação Rodoviária. Para terminar a dançar há Bailes-concerto com Duo Bottasso (IT) e Dahu (PT).

Esta edição do Desdobra-te volta a ter um programa com LADO A e LADO B, mas desta vez com dois circuitos para as mesmas atividades! Isto quer dizer que os participantes vão dividir-se em GRUPO A e GRUPO B, frequentando as mesmas atividades, mas em momentos diferentes. Seguindo esta lógica de programação, tanto no sábado, para o Grupo B, como no domingo, para o Grupo A, haverá uma Oficina de Gastronomia para aprender e provar os belos sabores do Alentejo.

Tudo sobre a programação aqui.

 

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top