X
Menu
Subscrever newsletter:

NOVO | Brochura “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 10 Março, 2023 )

O Projeto De Volta aos Bailes Mandados em Portugal da Associação PédeXumbo (PX) procura valorizar a figura do mandador na dança tradicional em Portugal, graças ao apoio da Fundação EDP através do seu Programa Tradições. Foram escolhidas quatro práticas expressivas distintas – o Fado Mandado; o Vira, a Chula e a Cana Verde; a Contradança no Baile da Pinha, a Valsa Mandada – e quatro concelhos: Lousã, Ponte da Barca, Reguengos de Monsaraz e Sines. Esta escolha foi pensada para confrontar situações distintas, no que toca à vitalidade da dança e os seus contextos de execução.

Cientes da escassez de estudos sobre a dança tradicional em Portugal, torna-se importante consolidar os conhecimentos sobre estes bailes mandados e publicar alguns dos resultados da pesquisa. Esta brochura não se trata de um manual de dança, mas sim, da análise da dança no seu contexto bailatório e/ou ritual, com artigos sobre a figura do mandador e a sua relação estreita com a contredanse, sobre cada uma das práticas abordadas: Fado Mandado, Contradança no Baile da Pinha, danças mandadas no Minho – Vira, Chula e Cana Verde e a Valsa Mandada.

Na continuidade das atividades da PX, a dança tradicional existe para além do folclore e acredita-se que só se manterá viva ao regressar aos terreiros.

«De Volta aos Bailes Mandados em Portugal» um projeto PédeXumbo | Apoio: Programa “Tradições” da EDP | Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Parceiros: Câmara Municipal de Sines, Centro de Artes de Sines, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Sociedade Recreativa Campinhense, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Câmara Municipal da Lousã, Grupo Etnográfico da Região da Lousã, Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, WEAVE –  Widen european access to cultural communities via Europeana, Europeana | Coordenação Científica: Sophie Coquelin | Formadoras: Ana Silvestre, Marisa Barroso, Mercedes Prieto | Design: Joana Torgal | Vídeo e Fotografia: Pavel Tavares | Tradução e Legendagem: Ana Luísa Nascimento | Revisão de Textos: Alexandra Bravo

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
DE VOLTA AOS BAILES MANDADOS EM PORTUGAL: a Festa!
"Bailes Mandados em Portugal", um artigo de Sophie Coquelin para ler no âmbito do projeto «De Volta aos Bailes Mandados em PT»
FADO MANDADO. OFICINA DE DANÇA TRADICIONAL PORTUGUESA - De Volta aos Bailes Mandados em Portugal - 7, 14 e 28 de maio
O projeto «De Volta aos Bailes Mandados em Portugal» volta a Ponte da Barca no dia 23 de abril, com Mercedes Prieto
A primeira sessão de VALSAS MANDADAS com a Ana Silvestre, no Centro de Artes de Sines, é já no dia 26 de março!
Nova data para a primeira sessão de Valsas Mandadas com Ana Silvestre, no Centro de Artes de Sines
BAILES MANDADOS. QUEM MANDA AQUI? - De Volta aos Bailes Mandados em Portugal - 12 de março, 23 de abril e 21 de maio
“Bailes Mandados. Quem manda aqui?”: três sessões de Bailes Mandados com Mercedes Prieto, em Ponte da Barca!
VALSAS MANDADAS - De Volta aos Bailes Mandados em Portugal - 26 de março, 2 de abril e 7 de maio
Valsa Mandada, Fado Mandado, Chula e Baile da Pinha. A dança já começou no projeto "De Volta aos Bailes Mandados em Portugal"
O BAILE DA PINHA é o tema do mês no projeto "De Volta aos Bailes Mandados em Portugal"
A VALSA MANDADA é o segundo tema do projeto da PédeXumbo “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”.
O Fado Mandado é o primeiro tema do novo projeto da PédeXumbo "De Volta aos Bailes Mandados em Portugal"
De volta aos Bailes Mandados em Portugal
“De volta aos Bailes Mandados em Portugal” é um dos dez vencedores da iniciativa “Tradições”, promovida pela EDP

Scroll to top