Um dos projetos mais antigos da PédeXumbo, regressa pelo 21º ano para mais um ano letivo! A Bolsa de Instrumentos Px vai chegar a casa dos bolseiros, que vão poder finalmente dedicar-se à aprendizagem destes instrumentos durante os próximos 9 meses.
Depois do período de candidaturas e seleção, a decorrer desde o início de setembro, a PédeXumbo dá agora início ao processo de entrega dos instrumentos que vão chegar a 20 bolseiros, distribuidos por 13 localidades portuguesas: Moita, Olhão, Lisboa, Vila Nova de Santo André, Vila Nova de Famalicão, Almada, Évora, Canas de Senhorim, Reguengos de Monsaraz, Palmela, Portimão, Coimbra e Santa Clara-a-Velha.
A Bolsa de Instrumentos pretende estimular a divulgação da música tradicional e dos seus instrumentos. Os instrumentos que compõem a Bolsa são raros, ou porque são artesanais e por essa razão existem poucos exemplares, ou porque apesar de serem produtos industriais estão confinados a uma tradição local específica, não sendo distribuídos na maioria das lojas de música. Noutros casos, estão (ainda) afastados ou pouco presentes nas escolas de música, academias e grupos musicais nacionais.
Esperamos que sejam 9 meses de contato com estes instrumentos e de novos encontros entre músicos!
+ info em www.pedexumbo.com/bolsa-de-instrumentos/
Ilustração: Cristina Viana