FORMAÇÃO INTENSIVA COM CATARINA ASCENSÃO
“Conexão e escuta no baile”
4 E 5 DE JUNHO
ESPAÇO CELEIROS, Évora
SÁB. 14H00 – 18H30 | DOM. 11H00 – 12H30 // 14H00 – 17H00
Ao dançar permitimo-nos arriscar numa viagem de sentidos, que será tão profunda quanto a isso nos disponibilizarmos…
Guiar e ser guiado.. explorar o movimento individual e encontrar o outro… explorar o peso e contrapeso na procura e desafio do equilíbrio, individual, e colectivo.
Neste workshop procura-se um trabalho essencialmente perceptivo, ao encontro de uma sensação de respeito ao(s) corpo(s) que dança(m) em conjunto, partilhando um mesmo espaço e uma energia comum, experienciando mutuamente quão subtil pode ser o toque que guia o corpo do outro, ou de que forma o nosso corpo esta disponível para ser guiado…
Catarina Ascensão
Licenciada em Dança Contemporânea/Coreografia (2006) em Portugal, e tendo frequentado o Mestrado em Educação pela Arte – Teatro, Catarina desenvolve o seu trabalho entre a performance (criação e interpretação) e o ensino. Paralelamente faz um percurso de aprofundamento holístico (chigong, taoismo, medicina vibracional, alimentação como medicina) e artesanato (encadernação / pirogravura). Até 2011 trabalhou como freelancer, principalmente em Portugal, em diversas companhias (dança/teatro) e escolas. Em 2012 decide interromper este percurso e inicia uma viagem que se mantém até hoje, aprofundando esta pesquisa holística, entre Índia, França e Portugal, e encontrando pontes entre o seu trabalho e um verdadeiro interesse na conexão entre movimento/arte/vida/saúde.Também em 2012, redescobre o mundo da dança e musica tradicional, encontrando uma nova paixão. Desde então tem dirigido diversos workshops/cursos neste contexto. É co-organizadora de Resitrad, desenvolve o projecto Pendulum, com Daniel Detammaecker e é co-organizadora de Le Bal Détourné, assumindo também a sua direção artística.