Em maio, a programação PÉDEXUMBO EM CASA traz as contradanças, as quadrilhas e o repertório de contradanças do Douro ao Espaço Celeiros, em Évora!
Inscrições aqui
No dia 6 de maio há Oficina de Contradanças e Quadrilhas com Helena Queirós e Luís Monteiro (NEFUP). Nesta oficina, a Helena e o Luís vão ensinar os participantes a executarem as figuras coreográficas mais comuns nas contradanças e quadrilhas que se dançam na região duriense, através de um glossário de expressões e palavras que são usadas para as introduzir. O objetivo é, naturalmente, que todos os intervenientes aprendam a dançar contradanças e quadrilhas ao improviso. Como estas danças não existem sem mandador, os participantes terão, ainda, a oportunidade de experimentarem a marcação de uma contradança.
E no dia 7 de maio, o Douro continua no Espaço Celeiros, com uma Oficina de Repertório de Contradanças do Douro com Nuno Dias (rabeca chuleira e gaita-de-fole), Napoleão Ribeiro (viola de arame e bombo) e Paulo Capela (percussões). Estes três músicos, com experiência enquanto intérpretes e compositores em diversos projetos musicais com ligações à música popular portuguesa, trazem uma oficina multi-instrumentista, adaptando-se aos diferentes níveis de conhecimento dos participantes, já que se ensinarão três formas de execução: a melodia (da rabeca chuleira), os acordes (da viola de arame) e o acompanhamento com percussão (de tambor e castanholas).
PROGRAMA para um fim-de-semana de maio:
6 maio • OFICINA DE REPERTÓRIO DE CONTRADANÇAS DO DOURO • 11h às 13h e 15h às 18h
6 maio • BAILE COM CHULADA DA PONTE VELHA (PT) • 22h
7 maio • OFICINA DE REPERTÓRIO DE CONTRADANÇAS DO DOURO • 11h às 13h e das 15h às 16h30
no Espaço Celeiros
Antigos Celeiros da Epac, Rua do Eborim, 16, Évora