X
Menu
Subscrever newsletter:

Ana Baleia traz a Arte Têxtil ao Festival Andanças, com desperdício têxtil dos habitantes do Campinho e arredores

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 8 Agosto, 2023 )

A artista Ana Baleia aceitou o convite da PédeXumbo para trazer a sua arte textil aos palcos e espaços do Festival Andanças, no Campinho. Designer de moda, figurinista e artista visual, os têxteis são a matéria-prima do seu trabalho, colaborando com várias marcas, companhias de teatro, bailarinos, performers, encenadores.

Para o Andanças escolheu trabalhar usando como matéria-prima o desperdício têxtil dos habitantes de Campinho. A partir de uma campanha de recolha de roupa na aldeia, criou as suas histórias e memórias, que vieram também de Reguengos e Évora!

Assim nasceram a “Fachada” na Bilheteira, o “Vestido de Dança” que é uma peça onde o público pode ter um papel participativo e “vestir” o vestido, dando a cara e vestindo causas e palcos há “Coisas Pendentes I”, “Coisas Pendentes II” e “Roupa de Cama”, feita com os lençois brancos entregues na campanha de recolha!

« Na roupa acumulada por grupo de pessoas, fascina-me a variedade de fibras, cores, estilos, décadas, modas – um monte de histórias, um pequeno resumo de uma sociedade, a beleza da diversidade. Os trabalhos produzidos para o Andanças 2023 falam de liberdade, de aceitação e são um manifesto contra a homofobia».

Uma instalação para ver no Festival Andanças até domingo, dia 30 de julho!

**
Ana Baleia vive e trabalha em São Luís, Odemira, há 15 anos. Nasceu em Cascais em 1979, Licenciou-se em design de moda na faculdade de arquitectura de Lisboa e no mesmo ano foi uma das vencedoras do concurso Jovens Criadores, na categoria de Moda, representando Portugal na Bienal de Atenas. Trabalhou como designer colaborando com criadores e marcas de vestuário, até ir viver para Cabo Verde, onde foi designer de uma marca local. Decidiu ir viver para o Alentejo em 2008, desde então desenvolve o seu trabalho como designer, figurinista e artista visual, sempre com os têxteis como matéria-prima, colaborando com várias marcas, companhias de teatro, bailarinos, performers, encenadores. Em Março de 2021, o seu projecto TEX REX foi um dos seleccionados para o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC . Em 2022 teve a primeira exposição individual, no Centro de Artes de Sines e de seguida no espaço CRIAR (Odemira). Em 2023 a Galeria Plato, em Évora, acolheu a sua exposição Re Search TEX TEX. É cofundadora da Associação Cultural e Artística “Ateneu do Catorze”, em são Luís, onde tem o seu atelier, partilhando o espaço com os restantes membros deste colectivo. Há vários anos que desenvolve projectos dedicados ao upcycling, procurando agir localmente e contribuir para uma economia circular na área dos têxteis. É, em 2023, uma das artistas apoiadas pelo programa Culture Moves Europe (financiado pela Europa Criativa, União Europeia e implementado pelo Goethe-Institut).

anabaleia.com

**

Festival Andanças , um festival PédeXumbo
com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz , União de Freguesias de Campo e Campinho, Associação Gente Nova de Campinho e Sociedade recreativa Campinhense.

Estrutura financiada por República Portuguesa Cultura // Direção-Geral das Artes (DGARTES)
Parceiros Antena1, Radio Zig Zag, Cision, rede Expressos, Cicloficina dos Anjos, Universidade de Évora

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
Um Obrigado à Família Andanças!
Circo, histórias, dança, movimento, música, jogos e manualidades: o Espaço Criança programa mais de 20 atividades para toda a família!
4 dias, 7 palcos e mais de 120 atividades: Festival Andanças de 27 a 30 de julho!
No Andanças po palco é de toda a gente! Mais de duas dezenas de danças para aprender!
A primeira fase de candidaturas ao voluntariado do Andanças está aí! De 1 a 10 de maio, já podem candidatar-se às equipas de montagem, decoração, sintalética, wcs secos e desmontagem.
Artesanato, bens regionais, bebidas e lanches, refeições ligeiras, tudo tem lugar no Andanças. As candidaturas para o Mercado e Tascos Andanças 2023 decorrem de 1 a 15 de maio.
Estás a planear as tuas férias de verão? Este ano, vem ao Andanças, pois só regressa em 2025!
A 1ª fase de venda online do passe geral com desconto para o Andanças já está disponível!
CANDIDATURAS Programação Artística Andanças 2023 - 17 de março a 17 de abril
ANDANÇAS 2023 – 27 a 30 de julho
Vamos plantar árvores no Campinho! Juntem-se a nós!
Andanças e Desdobra-te nomeados para a categoria de BEST NON-MUSIC FESTIVAL no Iberian Festival Awards. Vamos votar?
Festival Andanças 2022
"Arranque" é a proposta artística de Rita Carvalho, em residência artística no Espaço Celeiros
Mais de duas dezenas de danças para aprender no Andanças, de 18 a 21 de agosto!
Estão a abrir as candidaturas para o mercado de artesanato, tascos, restaurantes e bares no Festival Andanças
Estão abertas as candidaturas para a Programação Artística do Andanças 2022!
O Andanças renasce no Campinho, entre 18 e 21 de agosto!
Andanças 2022 – 18 a 21 de agosto
A Caminhar para o Andanças
Um festival, uma região, uma celebração: «A Caminhar para o Andanças» já tem programa!
"A caminhar para o Andanças" propõe dois dias de passeios pela região com uma lotação muito reduzida
“A caminhar para o Andanças” é o mote para o regresso do Festival Andanças, numa edição especial com dois dias de programação
21 e 22 de agosto - "A Caminhar para o Andanças"
Comunicado: Andanças cancela edição de 2019, mas não vai acabar.

Scroll to top