“E tu quem és agora?”, perguntamos a um dos alunos da escola de Castro Verde. “Eu estou criando, não é essa a ideia?”, respondeu! Sim, no projeto «As Caras de Entrudo» que envolve a comunidade escolar de Castro Verde, Entradas, Santa Bárbara, a ART (Associação de Respostas Terapêuticas), a PédeXumbo e a artista plástica Joana Gancho, a ideia é criar sem limites a partir de cada um dos nossos rostos!
Como acontece todos os anos, nas semanas que antecedem o Festival Entrudanças, a PédeXumbo está de regresso ao concelho de Castro Verde para criar em conjunto com estes jovens e crianças, num total de cerca de 150 participantes!
Esta semana, passamos à segunda fase do projeto “As Caras de Entrudo”. Depois dos auto-retratos, desenhados a partir da observação dos rostos nos espelhos, os nossos artistas foram agora desafiados a transformar a sua cara a partir de uma fotografia! Borboletas, princesas e rainhas, super heróis, unicórnios, pokemons, coelhos e chitas, monstros, caveiras e vampiros, um detetive fantasma e um pirata chamado Josefio, sem faltar o Batman, o Spider Man, o Super Mário e até um personagem chamado Antivenon juntaram-se às “Caras de Entrudo” e trouxeram diversos universos para responder às perguntas quem somos, como somos, como nos vemos e como nos transformamos.
Este projeto, que teve inicio no dia 18 de janeiro e vai trazer esta equipa, semanalmente, às escolas até final de fevereiro, com várias sessões de artes plásticas. Fiquem atentos porque há muitas caras por descobrir neste entrudo!
Um projeto PédeXumbo com a artista plástica Joana Gancho e o Centro Escolar nº2 de Castro Verde, a Escola Básica Nº 1 de Santa Bárbara, a Escola de Entradas e a ART (Associação de Respostas Terapêuticas) de Castro Verde | Parceria Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas