X
Menu
Subscrever newsletter:

O Desdobra-te recebe os MUSICÁLOGOS da Capote, numa sessão com Duarte e MEMA.!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 15 Novembro, 2022 )

Porque acreditamos na importância e força de se estar no interior e de se programar no Alentejo, o Desdobra-te celebra parcerias integrando no programa do festival e promovendo propostas, iniciativas e produções de outros agentes culturais no Alentejo. A 4ª edição do Desdobra-te acolhe a Exposição «aBruxa TEATRO: 20 anos de “muita merda”», bem como a peça “Diálogos com um Calendário” de aBruxa Teatro e ainda a primeira sessão da 2ª edição dos Musicálogos, uma iniciativa da Capote Música!

Os Musicálogos são uma proposta da Capote Música e invocam a experimentação e o cruzamento de processos criativos entre compositores de diferentes áreas musicais.  Nesta sessão dos Musicálogos, que vai acontecer no primeiro dia do Festival Desdobra-te, vamos ouvir o resultado do encontro entre DUARTE (fado) e a MEMA. (pop eletrónico, com influências de música tradicional portuguesa). Dois compositores, um de Évora e outro de outra região, juntam-se já a partir de quarta-feira, numa curta residência artística de dois dias para explorar e cruzar técnicas criativas, cujo resultado será partilhado publicamente no terceiro dia, num ambiente intimista, informal e descontraído, com a mediação de um anfitrião! DUARTE e MEMA. irão abraçar o instinto criativo e a liberdade de escolher o caminho que o seu Musicálogo seguirá no terceiro dia, seja pela autoestrada do improviso, a ponte da reinterpretação conjunta ou o caminho de terra da composição. A cidade de Évora, os ambientes, sons, vivências e pessoas serão também catalisadores inspiracionais destes Musicálogos, com a mediação a cargo de Tiago Castro, também ele músico e criador (Acid Acid), e coordenador e locutor da Super Bock Super Rock.

E nós lá estaremos para mais uma desdobragem pelo Círculo Eborense, às 21h30, na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro!

LINKS
Evento Musicálogos Duarte x Mema.
Capote Música www.facebook.com/capotemusica | instagram @capotemusica https://linktr.ee/capotemusica
MUSICÁLOGOS é uma iniciativa da Capote Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, da “República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes” e parceria da Sociedade Harmonia Eborense.
CONVIDADOS 1º SERÃO II MUSICÁLOGOS
// DUARTE //
Duarte é um cantor de fado e música portuguesa, natural de Évora, consagrado a nível nacional e internacional. Em 2006, foi galardoado com o prémio Revelação Masculina Amália Rodrigues.
“Sou casado com a psicologia mas o fado é a minha amante”
“…Nesta confissão de Duarte, ecoa essa ambivalência da alma portuguesa, sempre em busca dessa saudade em que se afundam aqueles que se deixam encantar pelas sirenes da melancolia da ausência. No entanto, Duarte não é mais um fadista, daqueles que se dizem estar entre os melhores de sua geração. Sua singularidade começa numa dupla actividade assumida. Mas, para Duarte, também é um status de cantor e compositor, raro entre os fadistas….”
Nos últimos anos, Duarte editou 5 álbuns, e apresenta agora ao vivo o seu último álbum “no Lugar Dela”.
A 19 de Outubro, lança o single “Não Inventes”, um poema de José Carlos Barros (Prémio Leya 2021) na música de um fado tradicional,“Fado Licas” de Armando Machado.
http://www.duartefado.com/
// MEMA.//
Nascida em Aveiro, MEMA. propõe-se a explorar sonoridades tradicionais, fundindo-as numa eletrónica pop de tons folk e sabor a sal. Os seus primeiros trabalhos, “O Devedor”, “Outro Lado” e “Perdi o Norte”, lançados em 2020, tiveram destaque no Rimas e Batidas, de Rui Miguel Abreu (Antena 3) e entraram nas playlists de rádios nacionais como Vodafone FM, Radar, entre outras. Para além disso, o tema foi ainda premiado com uma menção honrosa no concurso Novos Talentos Fnac 2020.
O seu EP de estreia “Cidade de Sal” saiu a 9 de Outubro e está disponível em todas as plataformas digitais, sendo descrito pela Time Out como “um disco pequeno mas monumental” e ainda incluindo nos melhores discos de 2020.
MEMA foi uma das intérpretes a concurso no Festival da Canção 2021, com o tema “Claro Como Água” com o produtor Stereossauro. Entretanto, lançou dois singles precursores do seu álbum de estreia, previsto para 2023, “Estou Bem” e “Descontrolado”, ambos produzidos pela própria, com mistura de Ruby Smith e mastering de Katie Tavini (Sega Bodega, Mykki Blanco, Emile Sandé). Em Maio, atuou na final do Festival Termómetro e, a 17 de Agosto, no palco principal do Festival Vodafone Paredes de Coura.
https://www.youtube.com/c/memamusic
// TIAGO CASTRO // anfitrião
Realizador de rádio com uma carreira com mais de uma década, marcada pela passagem pela RADAR e actualmente coordenador de programas da Rádio SBSR. É locutor em horário matinal e também autor de programas emblemáticos como “A Floresta Encantada”, “Ponto Pê Tê” ou “Happy Mondays”. Sempre que possível, leva a música que passa na rádio para a cabine de DJ, cruzando inúmeros géneros musicais, do indie ao psicadelismo, do electro pop à soul. Tudo é possível.
Tiago Castro é também músico, criador de ACID ACID. One man band de música cósmica, ambiente e psicadélica. O álbum de estreia, homónimo, é lançado em 2016 com selo da Nariz Entupido. O segundo álbum é editado em Outubro 2020, gravado nos estúdios Spring Toast, com produção de Rui Antunes e com a participação de Violeta Azevedo (Jasmim, Filipe Sambado). ACID ACID já passou por festivais como Reverence Valada, Vodafone Mexefest, Zigur Fest, Jardins Efémeros, Em Sintonia ou Rodellus.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Conteúdo relacionado
<
>
Celebramos Pascal Seixas no Desdobra-te!
Arranca hoje o nosso Desdobra-te e estivemos com a Dianafm!
O FESTIVAL DESDOBRA-TE é no próximo fim-de-semana, em Évora. Desdobra-te entre lado A e lado B
"SEARA" de Clara Marchana e Luís Fernandes estreia no primeiro dia do Festival Desdobra-te!
DANÇAR, DANÇAR, DANÇAR: Flamenco, Dança Criativa, Dança Blues , Bailes Mandados no Festival Desdobra-te.
Desdobra-te nas Escolas, uma galeria de fotografias de Fu Qiang
No lado B do programa do Festival Desdobra-te!
Voluntariado no Desdobra-te: candidaturas de e 1 a 9 de novembro!
Quem vai dar baile no FESTIVAL DESDOBRA-TE? Chegam de Portugal, Bélgica, França e Galiza!
O DESDOBRA-TE chega às escolas já no dia 7 de novembro para um projecto com plasticidade e movimento!
"Desdobra-te em Família" com oficinas, bailes, yoga e espetáculos para pais e filhos, no Festival Desdobra-te!
O Festival Desdobra-te chega a onze espaços da cidade de Évora, de 18 a 20 de novembro!
Já estão à venda os Passes com desconto para o Festival Desdobra-te 2022!
Festival Desdobra-te 2021
Desdobra-te 2022 - Festival de Dança e Outras Artes - 18 a 20 de novembro
Estão esgotados os bilhetes para o Festival Desdobra-te!
Circuito Performativo no Desdobra-te com três performances de artistas ligados à cidade de Évora
Inaugura amanhã "Tu Many Posters" a exposição de Cristina Viana
Oficina de Gastronomia com DO LARGO no Festival Desdobra-te
BOAS NOTÍCIAS: haverá acantonamento do Festival Desdobra-te nas Piscinas Municipais de Évora!!
O programa de bailes do Desdobra-te abre com um "A Salto à Rua"
Quem vai estar no Festival Desdobra-te?
"Desdobra-te em Família" com atividades para pais e filhos
Cristina Viana, vão ouvir este nome no Desdobra-te 2021!
"Um, Dois, Trio" é a novo baile PédeXumbo para a infância e tem estreia oficial no Festival Desdobra-te 2021!

Scroll to top