OFICINA DE DANÇAS DIÁSPORA: ORIENTAL E ROMANI
com Marta Portugal Dias (PT)
28 DE JUNHO
15H00 – 16H00 Dança Oriental
16H00 – 17H00 Diáspora Romani
ESPAÇO CELEIROS (Antigos Celeiros da EPAC, Rua do Eborim 16, Évora)
⇒ INSCRIÇÕES para WhatsApp: 918263113 | E-mail: mpdancepro@gmail.com
Dança Oriental
Neste workshop, venha descobrir a sua presença e elegância feminina na Dança Oriental! Através de sequências dinâmicas e divertidas, vamos explorar postura, gestos e técnica base, com movimentos como hip lifts, drops, shimmies, maya, círculos e ondulações. Com dinâmicas de grupo e sequências coreográficas, garantimos uma tarde bem passada, cheia de ritmo e energia!
Danças Romani
As Danças Romani do ciclo de Danças Diáspora exploram os ritmos vibrantes e a energia das danças ciganas de Roménia, Rússia e Turquia. Através de passos divertidos e jogos rítmicos de percussão corporal, esta oficina oferece uma experiência de descoberta e expressão, onde os participantes podem conectar-se com a cultura e explorar sua criatividade em um ambiente de cooperação e muito ritmo.
Biografia
Marta Portugal Dias. Mestre em Ensino de Dança, licenciada em Criação e Interpretação em Dança pela Escola Superior de Dança e certificada em Danças com Tradição pela Faculdade de Motricidade Humana. Pesquisadora há mais de 20 anos em Danças Romani, do Médio Oriente e do Norte de África, valorizando a ligação direta às suas origens e práticas vivas junto das comunidades, viajando regularmente para aprofundar a sua formação.
Do cinema ao palco, o seu percurso cruza diferentes linguagens e contextos. Dançou no documentário Filhos do Destino, na obra cinematográfica Mistérios de Lisboa e no filme comemorativo Centro Cultural de Belém – 20 Anos. Em cena, passou por universos tão distintos como o espetáculo Muloma, de Kwenda Lima, apresentado na Assembleia Nacional de Cabo Verde, ou a poesia visual da peça de sombras japonesas Clara Lua, de Beniko Tanaka. Na música ao vivo, co-criou o espetáculo da Companhia Gadjé e Palinka, apresentado em auditórios por todo o país. Fora dos palcos, participou como comentadora no debate Vidas Ciganas, promovido pelo ACIDI, numa constante reflexão entre prática e pensamento crítico.
A sua experiência e pesquisa em comunidades da Roménia, Rússia e Turquia, aliada à sua formação académica, resultou na criação do espetáculo Outras Pontes, uma fusão entre as danças romani e a dança contemporânea. Este projeto foi contemplado com apoio do Ministério da Cultura em 2020 e teve apresentações em diversos espaços culturais e festivais.
Atualmente, Marta Portugal assume a Direção Artística do espetáculo Tranças – Uma Viagem de Danças Romani, além de ser professora de dança em diversas escolas e festivais. O seu trabalho destaca-se pelo compromisso com a pesquisa cultural, promovendo uma abordagem artística sensível e contemporânea.
VALOR
• Inscrições até 30 de maio: 20€
• Após 30 de maio: 25€
Modo/Dados de pagamento
MB Way 918263113 ou transferência bancária (a facultar posteriormente na inscrição)