X
Menu
Subscrever newsletter:

O projeto «De Volta aos Bailes Mandados em Portugal» chega à Lousã com o Fado Mandado!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 3 Maio, 2022 )

O projeto «De Volta aos Bailes Mandados em Portugal» chega à Lousã com o Fado Mandado.

Fado Mandado. Oficina de Dança Tradicional Portuguesa” é o mote para as estas sessões de Bailes Mandados com Marisa Barroso, na Lousã! A primeira sessão acontece já no próximo sábado, dia 7 de maio, e repetem-se nos dias 14 e 28 de maio. As sessões têm lugar às 17h00 no 16h00 às 17h30, no Lagar Mirita Sales.

Nestas sessões  será abordada a dança tradicional portuguesa a partir da figura do mandador como forma de regressar ao baile. Em específico, será abordado o Fado Mandado da região da Lousã, desde a sua construção coreográfica aos mandos usados pelos mandadores para guiar os bailes. Serão abordadas as figuras do fado naquilo que são os passos, as posições, as formações e as evoluções características desta dança, enquadradas na sequência de movimentos da respetiva estrutura rítmica. Enquadrados pela professora Marisa Barroso, os participantes terão oportunidade de experimentar a dançar e a mandar o “Fado Mandado”. Uma oficina que irá fazer uma ligação do passado com o presente e estabelecendo pontes para a continuidade da dança no futuro com o pé na atualidade. Para isso ao contrário do passado, onde só mandavam homens, neste fado do presente manda toda gente.

As sessões são de participação gratuita e estão abertas a todos(as) interessados(as), sendo que para docentes, esta ação é acreditada pela ESECS-PLeiria, no âmbito da formação contínua para efeitos da progressão na carreira dos docentes destinada a Educadores e professores de todos os ciclos de ensino

Marisa Barroso é professora de dança na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde tem investigado sobre danças tradicionais e populares, considerando-as portais de empatia e poderosos instrumentos de inclusão social. Lidera o projeto “ALL DANCE” , no qual promove a atividade física e a dança como veículo de partilha de culturas e valorização da diferença. Acredita que a dança tem o poder de fazer rodar um novo mundo. Atualmente está a desenvolver um projeto de Salvaguarda das Danças Portuguesas com a Federação de Folclores Português , tendo iniciado com um programa piloto de formação técnica de dança no concelho de Porto de Mós do distrito de Leiria.

Os interessados(as) devem inscrever-se desde já através dos emails pedexumbogeral@pedexumbo.com ou formacao.continua.esecs@ipleiria.pt.

Formulário de inscrição aqui.

+ info pedexumbo.com/de-volta-aos-bailes-mandados-em-portugal/

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

“De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” é um projeto vencedor da 4a edição do Programa Tradições, promovido pela EDP e tem um programa de encontros ao longo do ano que vão sendo divulgados na página do projeto. Acompanhem-nos para saber mais sobre Bailes Mandados em Portugal!

Um projeto PédeXumbo | Apoio: Programa “Tradições” da EDP | Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Parceiros: Câmara Municipal de Sines, Centro de Artes de Sines, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Câmara Municipal da Lousã, WEAVE –  Widen european access to cultural communities via Europeana, Europeana | Coordenação Científica: Sophie Coquelin | Formadoras: Ana Silvestre, Marisa Barroso, Mercedes Prieto | Design: Joana Torgal | Vídeo: Pavel Tavares
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top