OFICINA DE REPERTÓRIO DE CONTRADANÇAS DO DOURO
com Nuno Dias (rabeca chuleira e gaita-de-fole), Napoleão Ribeiro (viola de arame e bombo) e Paulo Capela (percussões)
7 DE MAIO
ESPAÇO CELEIROS, Évora
http://pedexumbo.com/formacao/
Estes três músicos têm experiência enquanto intérpretes e compositores em diversos projetos musicais com ligações à música popular portuguesa, em especial no que diz respeito ao repertório de gaita-de-foles e dos cordofones do Entre Douro e Minho. Nesse âmbito, fundaram as bandas “Gaiteiros da Ponte Velha” e “Chulada da Ponte Velha”, onde interpretam, transformam e compõem músicas de cariz popular. Os três lecionam (ou já lecionaram) diversos instrumentos na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha, em Santo Tirso, de onde são originários. Além disso, têm-se dedicado à publicação de diversos livros e CD’s assim como à construção de instrumentos.
A oficina tem um carácter multi-instrumentista, adaptando-se aos diferentes níveis de conhecimento dos participantes, já que se ensinarão três formas de execução: a melodia (da rabeca chuleira), os acordes (da viola de arame) e o acompanhamento com percussão (de tambor e castanholas). Pretende-se que os participantes aprendam a tocar contradanças e quadrilhas, em especial as do Alto-Douro, assim como se transmitirão diversas informações acerca dos contextos dos bailes onde se executavam estas danças que, muitas vezes, possuíam um mandador.
No final, e para fazer a festa, os formadores e participantes juntar-se-ão aos intervenientes da oficina de dança que decorrerá paralelamente!
Para participar, basta trazer um instrumento e boa disposição!