A 5ª edição das Conversas com Dança chega no próximo dia 22 de outubro, com o tema “Dançar no Alentejo”.
Partimos das perguntas: Que estruturas, coreógrafos e bailarinos habitam o Alentejo? Há espaço para a dança no Alentejo? Como poderá esta ser mais valorizada num território tão vasto e com pouca densidade populacional? Afinal dança-se no Alentejo? Quem dança? E o que se dança por cá?
O Alentejo é muitas vezes, incorretamente, associado apenas ao cante e em alguns territórios ao teatro, mas poucas vezes se fala de dança. Sabemos que a dança nem sempre foi prática profissional e artística desta área mas também sabemos que sempre fez parte de momentos de celebração e do dia-a-dia.
Dançou-se, durante muitas décadas, de uma forma informal sem qualquer pretensão artística e continua-se a fazê-lo nos muitos “bailaricos” que existem em todas as terras que compõem o Alentejo. E por tal, podemos afirmar que no Alentejo muito se dança?
Nesta conversa queremos saber mais sobre esta forma de dançar comunitariamente mas também perceber que outro espaço há para a dança, artisticamente falando, no Alentejo.
Quem por cá anda e como a dança é abordada, programada e dançada por quem habita este território.
A conversa será moderada por Helena Rocha (Direção Regional de Cultura do Alentejo) e terá a participação da Paula Garcia (Coordenadora da Equipa de Missão da Candidatura “Évora Cidade Candidata a Capital Europeia 2027), da Natércia Kuprian (autora do Caderno de Danças do Alentejo – Margem Esquerda do Guadiana, vol.2) e do César Silveira (Diretor do Musibéria – Centro de criação, investigação e difusão da diáspora da cultura ibérica.
A 5ª edição das Conversas com Dança acontece às 15h00, do dia 22 de outubro, na Pousada da Juventude, em Évora.
Entrada Livre.
Imagem: Leonor Carpinteiro