Em 2024, contamos com a 2ª edição de «Pessoas Cheias de Território», um projeto da PédeXumbo com três comunidades do Alentejo interior. Este projeto parte do formato de trabalho artístico com a comunidade, desenvolvido no concelho de Castro Verde nos últimos anos, e une-se às comunidades dos três concelhos onde a PédeXumbo realiza os seus festivais – Castro Verde [Entrudanças], Reguengos de Monsaraz [Andanças] e Évora [Desdobra-te] -, numa parceria com os três municípios.
A partir do tema “Dançar Ocupando – o Baile”, nesta edição contamos com o trabalho artístico de João Garrinhas (videomaker) e Lúcia Caroço (atriz e bailarina), que proporcionaram aos participantes dinâmicas de construir e desconstruir o movimento bailado, de ocupar o espaço e até de o transformar! Em 2024, o projeto reuniu pessoas dos 3 aos 100 anos, num total de 680 participantes.
«Três olhares, três territórios» é uma exposição de fotografia de fotógrafos dos três territórios, que acompanharam momentos do processo criativo através das suas lentes: Rúben Silva de Castro Verde, Cláudia Farófia de Reguengos de Monsaraz e Carolina Lecoq de Évora. Esta exposição inaugurou no primeiro dia do Festival Desdobra-te e pode ser visitada no Salão Central Eborense, até dia 20 de dezembro!
A exposição conta com o apoio do “Programa de Apoio ao Associativismo 2024” promovido pela Fundação INATEL e o apoio à impressão da Malvada Associação Artística.