Segunda-feira, 18h00 às 19h00 | Orientado por Raquel Nobre
Um olhar sobre o corpo e sobre a dança de diferentes formas. Serão dados alguns impulsos criativos para novas possibilidades de movimento, explorando ainda o ritmo, o espaço, o tempo, a musicalidade, a expressão e a voz.
De dentro para fora e de fora para dentro. Um olhar interior, sobre nós e o nosso corpo, sentimentos, pensamentos e experiências. Utilizar a nossa imaginação para criar. Um virar do avesso com ordem e desordem. Deixarmo-nos influenciar pelo que nos rodeia.
Aprender com os nossos sentidos e sermos afetados por eles, pelos outros, pelas suas experiências, pelo espaço, pela música, pelos sons e pelos objetos à nossa volta.
Idades: Adultos
Duração: 1h semanal
Preço: 20€ (aulas mensais) / 8€ (aulas avulso)
Contactos: 939808552 / raquelmnobre@gmail.com
Biografia
Raquel Nobre
Iniciou a sua formação artística em 1994 na Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Em 1998 fez a sua formação académica na Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa onde terminou a Licenciatura em dança (área de espetáculo) e mais tarde, o Mestrado em Ensino de Dança (2017/18). Atualmente é Doutoranda do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Em 1999, estagiou na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo em Lisboa, e em 2000, dançou na Companhia de Dança de Lisboa. Voltou a Évora em 2003, e trabalhou com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, enquanto professora de dança, bailarina e intérprete. Desde 2010 que leciona aulas de Técnica de Dança Contemporânea e Criação Coreográfica, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em Beja. Colabora com a Associação Companhia de Triana nos seus projetos artísticos com espetáculos e aulas de dança, e com a Associação ExQuorum em projetos de Erasmus+: OratioMix; Theater Makes Politics; Europefiction; European Integraty Games. Em 2021, participou no “Desdobra-te – Festival de Dança” pela PédeXumbo em Évora, em parceria com Pedro Carvalho na orientação do workshop de dança contemporânea “Corpo Criativo”. Em 2023, ganhou o “Festival Artes à Rua” da Câmara Municipal de Évora, com uma cocriação artística com Pedro Carvalho, “Dois Solos e uma Mala”, estreada em Évora em 2025. Em 2025 ganhou a CALL (3ª ed.) “Criações para Dançar” pela Associação PédeXumbo (Évora);Últimas vozes: danças vadias" em cocriação com Hugo Coelho. Tem vindo sempre a realizar várias formações complementares com base em novas técnicas de dança contemporânea, nomeadamente: em Londres, no Trinity Laban Summer Dance School (Hagit Yakira, entre outros); em Coimbra, no II Estágio – LABarts – Escola de Artes do Corpo; em Bruxelas, na P.A.R.T.S. Summer School (Laura Aris, Dominique Duszynski, entre outros), e no TicTac Art Centre (Horácio Macuacua, Edivaldo Ernesto, e David Zambrano).