Pessoas Cheias de Território é o novo projeto da PédeXumbo arranca hoje! Este trabalho artístico com a comunidade vai estar nos três concelhos onde a PédeXumbo realiza os seus festivais (Entrudanças, Andanças e Desdobra-te): Entradas/Castro Verde em janeiro e fevereiro; Campinho/Reguengos de Monsaraz em maio e junho; Évora em outubro/novembro.
A criação artística com a comunidade tem sido um dos focos de trabalho da PédeXumbo, nos últimos 16 anos. O projeto Pessoas Cheias de Território parte do formato de trabalho artístico com a comunidade que tem sido desenvolvido no concelho de Castro Verde, nos últimos anos, no período que antece o festival Entrudanças. Nos próximos quatro anos, a proposta é alargar esta ideia aos outros dois concelhos do Alentejo onde a PédeXumbo tem os seus festivais: Reguengos de Monsaraz e Évora. Assim, anualmente será lançado o convite a um ou mais artistas para que desenvolvam o projeto com um tema por ano, que deverá, em cada lugar, absorver as características dos diferentes territórios, épocas do ano e grupos-alvo.
Estes trabalhos serão desenvolvidos com diferentes grupos das comunidades locais, no período que antecede cada um dos festivais e o resultado destes trabalhos será apresentado em formato expositivo e/ou performativo, no âmbito da programação de cada um dos festivais da PédeXumbo que acontece nestes concelhos.
Para desenvolver este projeto artístico em 2023, a PédeXumbo convidou a artista Sara Rodrigues, figurinista com uma forte ligação às danças tradicionais e fundadora da Ágora Creators. A proposta lançada à artista convidada dá mote ao tema do Plano de Atividades da PédeXumbo para o próximo quadriénio – “Dançar (o) Agora”. Através da narrativa de que um passo não vem só e juntos podemos dançar e caminhar, mesmo que os ritmos estejam desfasados, a proposta é a de abrandar e sentir o lugar e o nosso par. O projeto terá espaço para conhecer os locais, quem os habita e os rituais de andar e dançar de cada território. Esse andar, que também pode ser olhado como uma coreografia, percorre o caminho de cada festival onde o terreiro será o lugar da apresentação. Nasce assim o tema “Um Pé, Mil Sapatos” que provoca o encontro, e também o desencontro dentro e fora das comunidades.
O projeto arranca hoje no concelho de Castro Verde e será desenvolvido ao longo das próximas semanas com a EB1 e o Jardim de Infância de Santa Bárbara dos Padrões, o Centro Escolar Nº2 de Castro Verde, o Centro de dia de Entradas, a EB1 e o Jardim de Infância de Entradas, a CRE (Comunidade de Entradas), a ART (Associação de Respostas Terapêuticas, a artista Sara Rodrigues e a produção da equipa da PédeXumbo. O resultado final deste trabalho artístico será apresentado no festival Entrudanças, que acontece de 17 a 19 de fevereiro, na vila de Entradas, um festival PédeXumbo com a Câmara Municipal de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas.
Tudo sobre o projeto aqui.
Design de Beatriz Nunes