Depois de ter passado pelo concelho de Castro Verde, em janeiro e fevereiro, o projeto Pessoas Cheias de Território chega esta semana à comunidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.
Ao longo das próximas sete semanas, a artista Sara Rodrigues, figurinista com uma forte ligação às danças tradicionais e que está responsável pela direção artística do projeto em 2023, vai desenvolver ideias artísticas com diferentes grupos desta comunidade, chegando a escolas, lares e aos membros da comunidade em geral. Este ano com o tema “Um Pé, Mil Sapatos”, partimos da ideia de que um passo não vem só e que juntos podemos dançar e caminhar melhor, mesmo que em diferentes ritmos. Assim, Sara Rodrigues propõe aos participantes dinâmicas de pensar e construir este tema, adaptadas às capacidades e interesses de cada grupo.
À semelhança do que aconteceu em Castro Verde e no Festival Entrudanças, o resultado artístico deste projeto, desenvolvido no concelho de Reguengos de Monsaraz e que chega às localidades de Campo e Campinho, será apresentado no âmbito do Festival Andanças, organizado pela PédeXumbo neste território.
O projeto Pessoas Cheias de Território parte do formato de trabalho artístico com a comunidade desenvolvido pela PédeXumbo, no concelho de Castro Verde, nos últimos anos, no período que antecede o Entrudanças, estendendo-se este ano, pela primeira vez, aos concelhos de Reguengos de Monsaraz (maio e junho), e Évora (outubro e novembro), que acolhem outros festivais da PédeXumbo.
[+ info] pedexumbo.com/pessoas-cheias-de-territorio/
Um projeto PédeXumbo | Direcção Artística Sara Rodrigues | Design Beatriz Nunes | Fotografia e Vídeo Inês Sambas | Apoio Dgartes, Republica Portuguesa – Cultura | Parceria Câmara Municipal de Castro verde, Junta de Freguesia de Entradas, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, União de Freguesias de Campo e Campinho, Câmara Municipal de Évora