Em 2025, “Corpos Plurais” com Rita Roberto
Cada corpo tem as suas histórias. Transporta memórias, e cria novas, a cada instante. Que espaço lhes damos e o que fazemos com elas? Podemos dançar com a nossa história à flor da pele, comunicar as suas pulsações, hesitações, impulsos. Escutar, observar, encontrar, inventar.
Somos acontecimento e paisagem uns para os outros. Agimos num contexto e somos contexto para o que acontece ao pé de nós. Forma e fundo, centro em redor, rio e margem. Cada corpo tem as suas histórias. E elas crescem quando dançamos juntos.
Em 2025, a artista convidada para a 3ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território é a Rita Roberto, bailarina e artista plástica, com experiência em projetos educativos nas áreas de artes plásticas e performativas, em espaços culturais e em contexto escola. Partindo do tema “Corpos Plurais”, que dá mote ao plano da PédeXumbo para este ano, a artista vai trabalhar com os participantes dos três concelhos [Castro Verde, Reguengos de Monsaraz e Évora] que, apesar de fazerem parte do grande território Alentejo, são múltiplos e diferentes.
Rita Roberto apresenta uma proposta de trabalho com base no movimento do corpo, como instrumento primordial, que possibilita criações que se manifestam fora do corpo, utilizando materiais e suportes de expressão plástica. Convida à escuta e à criação sonora simples, envolvendo os recursos que são as pessoas e o seu meio.
Rita Roberto
(1982) é Licenciada em Artes Plásticas / Pintura (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2006) e mestre em Dança (Solo/Dance/Authorship) (UdK – Universidade de Artes de Berlim, 2009). Entre 1999 e 2007 desenvolveu formação independente em dança contemporânea, passando pela escola de formação da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), Centro em Movimento (Lisboa), Fórum Dança (Lisboa), Dock 11 (Berlim) e Marameo (Berlim). Foi intérprete em produções da CDCE (2001-2007) e outros criadores independentes. Apresenta trabalho artístico desde 2004, em contexto expositivo, salas de espectáculo e publicações, a solo e com outros artistas. Desde 2008 desenvolve projetos educativos nas áreas de artes plásticas e performativas, em espaços culturais e em contexto escolar; entre 2012 e 2022 foi professora de Dança e Música no Externato Fernão Mendes Pinto, em Lisboa; em 2018/2019 integrou a equipa de formadores do Centro de Formação Artística do Teatro da Voz. Trabalha com a Companhia de Música Teatral desde 2018 (projetos GermInArte, Mil Pássaros, A Liberdade a Passar Por Aqui) como artista e formadora. É intérprete em Bonecos do Mercado, um espectáculo da companhia Alma d’Arame, com encenação de Ricardo Falcão. Trabalha com Pedro Ferreira no atelier Em Redor, dedicado à criação artística, investigação, formação, e à construção de instrumentos musicais (www.rumor.pt). Integra o corpo docente da Pós-Graduação Música na Infância: Intervenção e Investigação da NOVA-FCSH. É assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no Departamento de Artes.
Pedro Ferreira
(1983) Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
O seu trabalho artístico integra a experimentação e investigação sonoras, para além da dimensão
visual e da escrita. Trabalha com Rita Roberto no atelier Em Redor, dedicado à criação artística, formação, investigação e construção de instrumentos musicais (www.rumor.pt).
É convidado da Rita Roberto para o desenvolvimento deste projeto!
Um projeto PédeXumbo | Direcção Artística Rita Roberto | Artista Convidado Pedro Ferreira | Design Beatriz Nunes | Fotografia e Vídeo Fu Qiang | Apoio Dgartes, Republica Portuguesa – Cultura | Parceria Câmara Municipal de Castro verde, Junta de Freguesia de Entradas, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, União de Freguesias de Campo e Campinho, Câmara Municipal de Évora