Em 2024, contamos com a 2ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território. Este projeto dedica-se a um território que está cada vez menos populado, mais envelhecido e com uma oferta cultural limitada – o Alentejo Interior. Tendo em conta a experiência da PédeXumbo neste território, sabe-se da vivacidade e da motivação que existe nesta população para ser desafiada para projetos colaborativos e criativos. As crianças e os idosos são os grupos privilegiados neste projeto, que reconhece a importância das relações intergeracionais para a passagem de práticas culturais e para a apropriação das mesmas no agora.
A criação artística com a comunidade tem sido um dos focos de trabalho da PédeXumbo, nos últimos 16 anos. O projeto Pessoas Cheias de Território parte do formato de trabalho artístico com a comunidade que tem sido desenvolvido no concelho de Castro Verde, nos últimos anos, no período que antecede o festival Entrudanças, e que não só liga a comunidade ao festival e a PédeXumbo ao território onde programa, como promove o trabalho artístico de um ou vários artistas convidados junto de um maior número de pessoas, perimitindo ainda que a população desta comunidade se expresse artisticamente. Assim, desde 2023, propomo-nos a alargar esta ideia aos outros dois concelhos do Alentejo onde a PédeXumbo tem os seus festivais: Reguengos de Monsaraz e Évora. Anualmente será lançado o convite a um ou mais artistas para que desenvolvam o projeto com um tema por ano, que deverá, em cada lugar, absorver as características dos diferentes territórios, épocas do ano e grupos-alvo.
3 Comunidades
Castro Verde, Reguengos de Monsaraz e Évora
O projeto Pessoas Cheias de Território conta com o trabalho artístico de um artista por ano, que irá unir-se às comunidades dos três concelhos onde a PédeXumbo realiza os seus festivais – Castro Verde, Reguengos de Monsaraz e Évora -, numa parceria com os três municipios.
Três comunidades, três festivais, três criações. Estes trabalhos serão desenvolvidos com diferentes grupos das comunidades locais, no período que antecede cada um dos festivais. O resultado destes trabalhos será apresentado em formato expositivo e/ou performativo, no âmbito da programação de cada um dos festivais da PédeXumbo que acontece nestes concelhos – Entrudanças, Andanças e Desdobra-te.
O projeto de criação será faseado dependendo do calendário de cada território: Entradas/Castro Verde – janeiro e fevereiro; Campinho/Reguengos de Monsaraz – abril/maio; Évora – outubro/novembro.
Um projeto PédeXumbo | Direcção Artística João Garrinhas e Lúcia Caroço | Design Beatriz Nunes | Fotografia Rúben Silva | Apoio Dgartes, Republica Portuguesa – Cultura | Parceria Câmara Municipal de Castro verde, Junta de Freguesia de Entradas, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, União de Freguesias de Campo e Campinho, Câmara Municipal de Évora