Em 2025, “Corpos Plurais” com Rita Roberto
Cada corpo tem as suas histórias. Transporta memórias, e cria novas, a cada instante. Que espaço lhes damos e o que fazemos com elas? Podemos dançar com a nossa história à flor da pele, comunicar as suas pulsações, hesitações, impulsos. Escutar, observar, encontrar, inventar.
Somos acontecimento e paisagem uns para os outros. Agimos num contexto e somos contexto para o que acontece ao pé de nós. Forma e fundo, centro em redor, rio e margem. Cada corpo tem as suas histórias. E elas crescem quando dançamos juntos.
Em 2025, a artista convidada para a 3ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território é a Rita Roberto, bailarina e artista plástica, com experiência em projetos educativos nas áreas de artes plásticas e performativas, em espaços culturais e em contexto escola. Partindo do tema “Corpos Plurais”, que dá mote ao plano da PédeXumbo para este ano, a artista vai trabalhar com os participantes dos três concelhos [Castro Verde, Reguengos de Monsaraz e Évora] que, apesar de fazerem parte do grande território Alentejo, são múltiplos e diferentes.
Rita Roberto apresenta uma proposta de trabalho com base no movimento do corpo, como instrumento primordial, que possibilita criações que se manifestam fora do corpo, utilizando materiais e suportes de expressão plástica. Convida à escuta e à criação sonora simples, envolvendo os recursos que são as pessoas e o seu meio.



Rita Roberto
(1982) é Licenciada em Artes Plásticas / Pintura (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2006) e mestre em Dança (Solo/Dance/Authorship) (UdK – Universidade de Artes de Berlim, 2009). Entre 1999 e 2007 desenvolveu formação independente em dança contemporânea, passando pela escola de formação da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), Centro em Movimento (Lisboa), Fórum Dança (Lisboa), Dock 11 (Berlim) e Marameo (Berlim). Foi intérprete em produções da CDCE (2001-2007) e outros criadores independentes. Apresenta trabalho artístico desde 2004, em contexto expositivo, salas de espectáculo e publicações, a solo e com outros artistas. Desde 2008 desenvolve projetos educativos nas áreas de artes plásticas e performativas, em espaços culturais e em contexto escolar; entre 2012 e 2022 foi professora de Dança e Música no Externato Fernão Mendes Pinto, em Lisboa; em 2018/2019 integrou a equipa de formadores do Centro de Formação Artística do Teatro da Voz. Trabalha com a Companhia de Música Teatral desde 2018 (projetos GermInArte, Mil Pássaros, A Liberdade a Passar Por Aqui) como artista e formadora. É intérprete em Bonecos do Mercado, um espectáculo da companhia Alma d’Arame, com encenação de Ricardo Falcão. Trabalha com Pedro Ferreira no atelier Em Redor, dedicado à criação artística, investigação, formação, e à construção de instrumentos musicais (www.rumor.pt). Integra o corpo docente da Pós-Graduação Música na Infância: Intervenção e Investigação da NOVA-FCSH. É assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no Departamento de Artes.

Pedro Ferreira
(1983) Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
O seu trabalho artístico integra a experimentação e investigação sonoras, para além da dimensão visual e da escrita. Trabalha com Rita Roberto no atelier Em Redor, dedicado à criação artística, formação, investigação e construção de instrumentos musicais (www.rumor.pt).
É convidado da Rita Roberto para o desenvolvimento deste projeto!
Campinho e São Marcos do Campo





























Fotografia Fu Qiang, Campinho e São Marcos do Campo 2025
No concelho de Reguengos de Monsaraz, contamos com a participação dos alunos do JI + EB de Campinho, dos utentes do Centro Social e Paroquial Sagrado Coração de Jesus de Campinho, dos alunos do JI + EB de São Marcos do Campo e dos utentes da Associação de Solidariedade Social de São Marcos do Campo, num total de 100 participantes.
Castro Verde










Paisagens realizadas pelos participantes, durante as sessões do projeto Pessoas Cheias de Território 2025, no concelho de Castro Verde. Sonoplastia de Pedro Ferreira, a partir de captações realizadas no decorrer do projeto.












































Fotografia Beatriz Nunes, Entrudanças 2025


















































































































































































Fotografia Fu Qiang, Concelho de Castro Verde 2025
No concelho de Castro Verde, o projeto contou com a participação dos alunos do Centro Escolar Nº1/JI (Grupo B), do Centro Escolar Nº2/JI (Grupo C), da EB1/JI de Santa Bárbara de Padrões, da EB1/JI de Entradas, os utentes do Lar Frei Manoel das Entradas e do Centro de Dia Frei Manoel das Entradas, e 10 adolescentes do grupo da ART (Associação de Respostas Terapêuticas), num total de 160 participantes.
Um projeto PédeXumbo | Direcção Artística Rita Roberto | Artista Convidado Pedro Ferreira | Design Beatriz Nunes | Fotografia e Vídeo Fu Qiang | Apoio Dgartes, Republica Portuguesa – Cultura | Parceria Câmara Municipal de Castro verde, Junta de Freguesia de Entradas, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, União de Freguesias de Campo e Campinho, Câmara Municipal de Évora