Reivindicamos o baile: o baile na rua, o baile sem fronteiras, sem barreiras, o baile das memórias, os bailes do futuro. Desfilamos numa manifestação pela ocupação do espaço através dos corpos que dançam, das vozes que cantam. «Queremos o baile!» Da ocupação do nosso corpo, ao espaço tomado pelo movimento colectivo, vamos do centro ao meio, vamos da periferia ao centro, vamos da dança de roda à cultura do muro, vamos dos 3 aos 103 anos, bailando por paz, união, inclusão: harmonia!
Em 2024, contamos com a 2ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território. Partindo do tema “Dançar Ocupando”, que dá mote ao plano da PédeXumbo para este ano, convidámos os artistas João Garrinhas (videomaker) e Lúcia Caroço (atriz e bailarina) para provocar um baile transversal a todas as idades, espaços, sons e coreografias, durante cinco semanas junto da comunidade do concelho de Castro Verde. O resultado deste projeto, será apresentado numa manifestação festiva pelas ruas de Entradas, no segundo dia de Entrudanças, 10 de fevereiro, pelas 14h30, com encontro marcado junto ao Centro Reacreativo de Entradas (CRE).
Este projeto conta com a participação do Lar Frei Manoel das Entradas, do Centro de Dia de Entradas, dos jovens da ART (Associação de Respostas Terapêuticas), das Salas C e D do JI do Centro Escolar Dr. Francisco Alegre de Castro Verde, das Salas A e B do JI do Centro Escolar Nº1 de Castro Verde, da EB1 e JI de Entradas e da EB1e JI de Santa Bárbara dos Padrões.
«O Baile é Nosso» um Mini Doc de João Garrinhas (Outros Ângulos) | em permanência no Museu Ruralidade, no âmbito do Entrudanças 2024