X
Menu
Subscrever newsletter:

A bailarina e performer Rita Roberto está a desenvolver um projeto artístico com 160 participantes, no concelho de Castro Verde, que será apresentado no Entrudanças.

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 19 Fevereiro, 2025 )

“Cada corpo tem as suas histórias. Transporta memórias e cria novas, a cada instante. Que espaço lhes damos e o que fazemos com elas? Podemos dançar com a nossa história à flor da pele, comunicar as suas pulsações, hesitações, impulsos. Escutar, observar, encontrar, inventar. Somos acontecimento e paisagem uns para os outros. Agimos num contexto e somos contexto para o que acontece ao pé de nós. Forma e fundo, centro em redor, rio e margem. Cada corpo tem as suas histórias. E elas crescem quando dançamos juntos.”

 

Em 2025, a artista convidada para a 3ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território é a Rita Roberto, bailarina e artista plástica, com experiência em projetos educativos, nas áreas das artes plásticas e performativas, em espaços culturais e escolas. Partindo do tema “Corpos Plurais”, tema anual da PédeXumbo, a artista trabalhou, durante cinco semanas, junto da comunidade do concelho de Castro Verde. A partir do movimento do corpo, como instrumento primordial para a criação, Rita Roberto, que desafiou ainda Pedro Ferreira para a criação musical, convida-nos à escuta e à criação sonora simples, envolvendo as pessoas e o seu meio.

O resultado deste trabalho artístico comunitário será apresentado dia 1 de Março, durante o Festival Entrudanças: “Paisagens à Flôr da Pele”, com Rita Roberto, música de Pedro Ferreira e cerca de 160 participantes, acontece em performance itinerante pelas ruas de Entradas, das 14h30 às 16h00, a partir da Biblioteca de Entradas.

Este ano, contamos com a participação dos alunos do Centro Escolar Nº1/JI (Grupo B), do Centro Escolar Nº2/JI (Grupo C), da EB1/JI de Santa Bárbara de Padrões, da EB1/JI de Entradas, os utentes do Lar Frei Manoel das Entradas e do Centro de Dia Frei Manoel das Entradas, e 10 adolescentes do grupo da  ART (Associação de Respostas Terapêuticas), num total de 160 participantes.

+ info em pedexumbo.com/pessoas-cheias-de-territorio-ed-3-corpos-plurais

Partilhar
Conteúdo relacionado
<
>
Está quase aí o Festival Entrudanças, em Entradas! Saibam tudo sobre o programa e o que fazer nestes dias de Entrudo
Querem dançar três dias sem parar? No Entrudanças podem aprender danças de vários cantos do mundo.
De carro, à boleia ou de transportes: saibam como chegar à vila de Entradas, para dias felizes de Entrudo
Entrudo em Entradas! Participem no Concurso de Máscaras do Festival Entrudanças com prémios que vos levam a outros festivais!
Passes para o Entrudanças, a partir de 28 de janeiro na venda online com 20% de desconto!
A 3ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território está quase a começar! Este ano, a artista convidada é Rita Roberto!
Pessoas Cheias de Território || ed.3 || “Corpos Plurais”
«Três olhares, três territórios» a exposição de fotografia do projeto Pessoas Cheias de Território 2024 estará no Salão central Eborense até dia 20 de dezembro.
O fecho da 2ª edição do projeto «PESSOAS CHEIAS DE TERRITÓRIO», em Évora, reúne 300 participantes no primeiro dia do Festival Desdobra-te!
Pessoas Cheias de Território: os participantes, dos 3 aos 90 anos, pintam o chão em rodas, linhas, quadrilhas!
«Três olhares, três territórios» a exposição de fotografia do projeto Pessoas Cheias de Território 2024 estará no Salão central Eborense de 29 de novembro a 20 de dezembro.
Pessoas Cheias de Território || ed.2 || “Dançar Ocupando - o Baile”
Pessoas Cheias de Território || O projeto
Entrudanças 2023 - Passo a Passo
O projeto Pessoas Cheias de Território sai às ruas de Entradas em «Manifestação pelo Baile», no segundo dia de Entrudanças!
Chegar a Entradas para experienciar dias felizes de Entrudo é muito fácil e também pode ser barato! Há várias opções de mobilidade sustentável.
Arranca este fim-de-semana o Festival Entrudanças!
Candidaturas ao voluntariado no Entrudanças 2024 abrem de 24 a 31 de janeiro!
Já podem consultar o programa completo para o Entrudanças 2024!
O Passe Geral para o Festival Entrudanças já pode ser adquirido, com 20% de desconto, na bilheteira online.
Sim! Os Naragonia regressam a Portugal e vão estar no Entrudanças 2024 para nos trazerem o seu tão aguardado baile.
O Festival Entrudanças está de volta de 9 a 11 de fevereiro, a celebrar 20 anos na vila de Entradas
O projeto «Pessoas Cheias de Território» chega à 2ª edição e já está no concelho de Castro Verde, com os artistas João Garrinhas e Lúcia Caroço
PESSOAS CHEIAS DE TERRITÓRIO - outubro e novembro
PESSOAS CHEIAS DE TERRITÓRIO - abril e maio

Scroll to top