“SEARA” é uma proposta para dançar de Clara Marchana e Luís Fernandes e foi a vencedora da Bolsa «Criações para Dançar 2022», promovida pela PédeXumbo. A bailarina e o músico estão agora em residência artística no Espaço Celeiros, em Évora, a preparar a estreia do espetáculo, que acontece no primeiro dia do Festival Desdobra-te.
Seara, é um diálogo entre a tradição e a contemporaniedade, um lugar de escuta entre dois territórios paralelos que corporificam dois ritmos diferentes de personificar a cultura, através do corpo e da mafinestação do sentir estético. Num formato de dueto, entre a dança e a música, esta criação foca a sua pesquisa coreográfica e sonora na tradição popular da moda das Saias, dança bailada principalmente pela gente do Alto Alentejo, e não só, no trabalho outrora proferido nos campos de cultivo de cereais e na pesquisa das paisagens sonoras e visuais da planície alentejana.
Estreia para ver no 18 de novembro, às 21h30, na Sala 8, dos Antigos Celeiros da Epac!
Produção PédeXumbo | Co-produção Madrasta Dance | Apoio Dgartes, República Portuguesa – Cultura, Câmara Municipal de Évora | Parcerias DianaFM