Está quase a chegar a 5ª edição do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, que este ano acontece de 17 a 19 de Novembro, em vários espaços da bela cidade de Évora, num ano e mês em que celebramos ainda os 25 anos da Pédexumbo! Datas para marcar já na agenda porque motivos para celebrar não vão faltar!
Os primeiros nomes já estão confirmados no programa desta edição! Vamos a bailes?
Vão cá estar os Edentia (FR), o duo de acordeões diatónicos enérgicos, formado pelos franceses Tao Dumur e Matthieu Meyer, que misturam composições pessoais e melodias recolhidas num baile folclórico entre o fogo e a água, o poder e a delicadeza. Também de França, mais propriamente da região da Gasconha, teremos ainda o Duo Brotto Raibaud (Gascogne/Quercy), formado por Cyrille Brotto e Camille Raibaud, que se juntam em duo para oferecer um baile inventivo, com uma poderosa fusão de violino e acordeão. O ritmo, as nuances e as subtilezas do fraseado servem o seu conhecimento do repertório tradicional. Juntos, redescobrem os seus contornos, improvisando, compondo e desenvolvendo um universo muito pessoal e enraizado. A trazer o forró e os ritmos do Brasil, tocam os enérgicos Baião Trio (BR). De volta ao folk, vamos poder dançar som de Parapente 700 (PT), com Denys Stetsenko e Eva Parmenter, que trazem um baile para viajar pela Europa, com danças daqui e de acolá, abraçadas pelo encontro entre um violino e uma concertina. Mazurkas de água, polskas de ar, círculos de terra e scottishes de fogo reúnem os pares, as quadrilhas e outros grupos, pondo toda a gente a dançar! Também de Portugal, tocam os Burel (PT), o projeto musical que junta Filipe Valentim no saxofone e Vicente Camelono acordeão diatónico. Dois músicos que trazem as raízes bem assentes para poder soar o mundo, revisitando um repertório para dançar maioritariamente tradicional português e baile folk europeu.
Mas nem só de bailes se faz a programação do Desdobra-te. Haverá concertos, oficinas, teatro e performance, atividades para famílias e passeios, um programa que oferece atividades tanto aos bailadores habitués, como a famílias ou até aos que se dizem “pés de chumbo” e preferem experiências do lado das outras artes. Fiquem atentos à atualização do programa em www.pedexumbo.com/desdobra-te