“Que lugar é este?
De que é feito? Quem o habita? Quem sou aqui, agora? O que somos, o que podemos ser?
Abrindo espaço a relações improváveis entre as coisas que conhecemos e imaginamos sobre o mundo, formulamos relações (mais ou menos prováveis) entre objetos, pessoas, traços, histórias de vida.
Que diálogos escutamos, sugeridos por estes pequenos-grandes mundos? Como se cruzam as linhas que inscrevemos, e até onde queremos levá-las?
Esta instalação ensaia configurações possíveis para os mundos que criamos quando dançamos uns com os outros. Reúne elementos que surgiram no trabalho com os diferentes grupos e contextos envolvidos no projeto Pessoas Cheias de Território 2025.
A nossa dança não se esgota no corpo, extravasa o corpo, deixa marcas, desvanece, esquece-se e não se esquece – simultaneamente.
Dancemos no mundo.” Rita Roberto
“Dancemos no Mundo” é a instalação de Rita Roberto, resultado do trabalho artistico desenvolvido com os participantes da 3ª edição do projeto «Pessoas Cheias de Território», na sua terceira fase do ano, que acontece em Évora. A abertura da instalação acontece no primeiro dia do Festival Desdobra-te, dia 21 de novembro, no Salão Central Eborense, no mesmo dia e local onde vai acontecer o encontro final de todos os partcipantes do projeto.
Em 2025, a artista convidada para a 3ª edição do projeto «Pessoas Cheias de Território» foi a Rita Roberto (bailarina e artista plástica). Partindo do tema “Corpos Plurais”, que dá mote ao plano da PédeXumbo para este ano, a artista trabalhou com os participantes dos três concelhos parceiros [Castro Verde, Reguengos de Monsaraz e Évora]. Em Évora, contamos com a participação dos alunos do 2ºA, o 3ª B e o 4ºB da EB Rossio de São Brás, a sala A do JI, o 3º A e B da EB Manuel Ferreira Patrício, os utentes da Fundação Obra de S. José Operário de Évora e do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora, num total de 150 participantes.
“Dancemos no Mundo” de Rita Roberto, para ver no Salão Central Eborense, de 21 a 23 de novembro.
