Enquanto devolvemos aos espaços e às nossas vidas alguma calma, parece que nos falta algo, como se a vida fosse um baile eterno, ou uma oficina de dança onde estamos sempre a aprender passos novos e a melhorar os que já sabemos, numa partilha constante, num estar entre amigos a fazer o que mais nos faz felizes, agradecer a todos os que estiveram a celebrar connosco os 20 anos PédeXumbo.
São 20 anos a dançar e não podíamos ter celebrado de outra forma – afinal isto é o que queremos e sabemos fazer!
O sonho comanda a vida, já escrevia António Gedeão, e há coisa de um ano sonhamos celebrar os 20 anos a dançar na cidade que é também a nossa casa – Évora. Quisemos redescobrir e dar a descobrir o que vai entre as suas paredes, ruas e praças, onde há outras convivências, onde livros seculares habitam, onde os vegetais, queijos e chouriços fazem a sua última viagem antes de chegar às mesas, transformar um teatro histórico em salão de baile para assim inscrever também a nossa história. A ideia foi tão bem acolhida como a nossa vontade de a concretizar. 20 Espaços para celebrar 20 anos, 20 atividades para refletir o trabalho tão diverso que desenvolvemos, que vai tão além dos festivais pelos quais somos conhecidos. E mais, muito mais do que 20 pessoas, vieram para celebrar e viver esta data e este sonho materializado, confirmando que o trabalho que a PédeXumbo desenvolve continua a fazer sentido.
Estamos gratos a todos: aos Parceiros, aos Artistas, ao Público, aos Voluntários, aos Amigos, a Todos os que tornam estas quimeras possíveis, mas sobretudo que confirmam que vale a pena continuar a trabalhar para que elas prossigam. Foi muito bom ver tantos sorrisos, tanta alegria, tanta gente a dançar, mesmo com a chuva e o frio – é mesmo verdade: “quem dança por gosto não cansa”!
Hoje, dia 27 de novembro, é a data oficial: a PédeXumbo celebra 20 anos!
Estamos todos de Parabéns: os que vieram, os que estão, e os que hão-de vir!
Hoje, mais que nunca, olhamos para a frente, felizes do que fomos, do caminho que percorremos e do muito que, esperamos, ter ainda para percorrer.
A Todos: um grande abraço dançado,
…e Sigó Baile!