O balanço de mais um Encontro de Tocadores – Entre Margens, que decorreu em Caminha no passado fim de semana de 31 de maio a 2 de junho, é muito positivo!
As oficinas deste ano tiveram bastantes participantes. Relembramos que em 2019 os participantes do Encontro de Tocadores puderem inscrever-se nas seguintes oficinas: Cantos Polifónicos com Segue-me à Capela, no Combo de Cordofones/Tocata Popular com Carlos Batista, na oficina de Construção de Instrumentos Musicais Singelos com Xavier Blanco e Inocêncio Casquinha, na oficina de Murgas e Charangas com Fernando Abreu e Manuel Lima e na Oficina de Dança Tradicional de Carballesas com Montse Rivera. A PédeXumbo agradece a todos os intervenientes por este momento de partilha e pela animada apresentação final que resultou destes dias de aprendizagem.
Os concertos, de entrada livre, voltaram a encher e a animar a Praça Calouste Gulbenkian, as noites de Caminha e, pela primeira vez, a cidade galega vizinha A Guarda. Para ver ouvir e fazer dançar, estiveram Sérgio Mirra Trio, Pan de Capazo, Segue-me à Capela, Carlos Batista, Roncos do Diabo, OBAL e diferentes artistas que animaram as travessias do Rio Minho no ferry. Estes concertos tiveram o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho (AECT Rio Minho), a quem agradecemos também.
O Encontro de Tocadores contou também com um programa repleto de palestras e apresentações sobre música, instrumentos e tradição: Charangas: O clarinete na música popular urbana do cambio de século XIX-XX com Fernando Abreu, Cordofones: “Escala curta, corpo pequeno. Estórias do Cavaquinho” por Carlos Batista e “Projeto Atlas” por Jorge Castro Ribeiro e Ivan Vilela. Apresentação do libro-CD Sindo de Olelas e Concertina Galega de Xurxo Souto. Encontro(s) com a(s) dança(s) Mercedes Prieto e María João Alves, apresentação do Filme “Da Terra ao Céu” da Associação PédeXumbo, do Livro”Os Danzantes dos Reis” com Eutropio Rodríguez e o Rancho de Reis de Riofrio e a apresentação “La Nuossa Gaita, un manual de studo pa la Gaita Mirandesa” com Abílio Topa e Daniel Pina Cabral.
Como sempre, esta foi mais uma edição possível apenas pela vontade, esforço e dedicação de muitos, e a PédeXumbo não queria deixar passar a oportunidade de agradecer à Câmara Municipal de Caminha, à aCentral Folque, à MusicTrad, à AGADIC, à Xunta de Galicia, ao Inatel, aos Gaiteiros da Ponte Velha, artistas, construtores de instrumentos, editoras, participantes e a todos que individualmente ou coletivamente tornaram mais uma edição possível e lhe deram sentido.
Revejam os melhores momentos na página de Facebook do evento aqui.
Marcamos (re)Encontro em 2020!
Até lá!