KV Express (FR/BE)
21 novembro, 22h30 • Salão Central Eborense
Vindos da Bélgica, chegam os KV Express — um grupo centrado na fundadora da banda, Sophie Cavez, uma das mais prolíficas acordeonistas belgas. Juntamente com Bo Waterschoot no baixo elétrico, criam um som fresco que combina folk, jazz e rock, misturados com diversos estilos tradicionais do mundo, especialmente das regiões meridionais da Europa e das Américas.
Com muitas composições originais de Sophie, os KV Express lançaram até hoje dois álbuns — LUNA (2007) e D-Sensation (2010). Ambos oferecem uma amostra vibrante da música folk de raiz belga, interpretada com energia, variedade rítmica e leveza. Os discos apresentam melodias belgas de alta qualidade, perfeitas para os amantes de música acústica relaxante, criativa e de fusão. Como escreveu um crítico, os KV Express tocam bal folk (belas valsas, polcas e schottisches) em festivais e clubes de folk belga — música feita para dançar, mas igualmente deliciosa de ouvir.
Com o novo e terceiro álbum, “Zafon”, estão prontos para voltar a fazer-nos desfrutar da sua música.
O repertório diversificado dos KV Express é composto inteiramente por criações de Sophie Cavez, que dão origem a um universo poderoso, festivo e sensível. As peças deixam espaço para a improvisação, tanto no baixo elétrico como na percussão e no acordeão diatónico. Os instrumentos entrelaçam-se em arranjos que fazem dançar os pés e os ouvidos.
A vasta experiência e as múltiplas influências dos músicos — música do mundo, jazz, pop e chanson francesa — refletem-se nas composições, conferindo-lhes um som único. O toque de Sophie no acordeão diatónico e as suas composições são completamente inovadores no panorama da música folk — um som moderno que recolore a tradição.
Folky Bal’boa (PT)
21 novembro, 00h30 • Salão Central Eborense
Apresentamos um baile folk desafiante, onde damos o mote para que todos possam participar num duelo com as danças tradicionais. No ringue de baile a dança é o combate, a música um round e bailar é um desafio. Cada instrumento é uma luva e cada movimento é um golpe. Seja ao ataque ou à defesa, com fintas ou com golpes baixos, todos saem ilesos porque quem dá o Knock-Out somos nós… ou não fossemos Folky Bal’Boa!!
Otto Pereira – violino, voz;
Rafael Gomes – concertina, voz;
Miguel Gonçalves – baixo acústico, voz;
Matias – percussão, voz & animador das danças;
Rafael Gomes (PT)
22 novembro, 17h00 • Local surpresa
Um concerto a solo onde o acordeão e a concertina ganham vida em repertórios tradicionais e folk. Inspirado nas danças e melodias da Europa, o espetáculo cruza sons de raiz com interpretações pessoais, criando um ambiente próximo, vivo e cheio de ritmo.
Entre temas que fazem viajar e convidam a dançar, Rafael partilha a sua ligação à música popular através do fole — com simplicidade, emoção e o prazer de tocar para quem escuta.
Sophie Cavez (BE)
22 novembro, 22h30 • Salão Central Eborense
Acordeonista belga autodidata, com grande reconhecimento no mundo do baile folk.
Ao longo dos anos tem vindo a conciliar projetos a solo e com outras formações. A sua forma particular de tocar o acordeão diatónico na Bélgica e em palcos internacionais, combinando potência, charme e sensibilidade.
Tribal Jâze (FR)
22 novembro, 00h30 • Salão Central Eborense
Somos Tribal Jâze – os vagabundos sonoros que levam o seu som «trash, trad & roots» por bailes, festivais e, sejamos honestos, todas as ocasiões em que podemos fazer ressoar a nossa música e ganhar algum dinheiro extra.
Com quinze anos de andanças musicais e quatro álbuns na bagagem (ou seria no acordeão?), estamos aqui para te oferecer uma viagem onde o folclore se casa com o free jazz e o rock faz sapateado de meias!
Passeie pelo nosso universo, onde cada nota é uma piada contada por um acordeão e cada ritmo é um passo de dança numa gavota imaginária. É aqui que você vai descobrir que, no Tribal Jâze, levamos a música muito a sério… exceto quando tocamos, é claro!
Então agarre o seu chapéu, a aventura Tribal Jâze é uma viagem onde a seriedade fica no guarda-roupa e a música dá o tom da festa!
Espiral (PT)
23 novembro, 19h00 • Salão Central Eborense
Espiral apresenta o novo disco “Elas voam, elas dançam”, que pretende conciliar o movimento dos bailes folk e das danças europeias, que tem vindo a crescer nos últimos anos, à considerada música celta, alternando entre composições próprias e reportório tradicional da Irlanda, Escócia, País de Gales e Portugal. Dancemos e voemos, como a poetisa Maria Teresa
Horta escreveu!
Ana Clément: flautas de bisel, tin whistle, voz
Emiliana Silva: violino
Sara Vidal: harpa celta, guitarra acústica, voz
