X
Menu
Subscrever newsletter:

ATIVIDADES PARA FAMÍLIAS NO DESDOBRA-TE

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 9 Outubro, 2024 )

“Ponto Triângulo Linha Palavra”, Oficina de experimentação artística para famílias Brígida Machado

22 de novembro, 10h30 • Atelier Brígida Machado, Rua do Segeiro, 5, Évora
*Inscrição obrigatória

Numa mesa comprida, onde cabem todos, grandes e pequenos, vamos colar pontos coloridos. Círculos, triângulos, quadrados de muitas cores geram linhas que passeiam pela mesa. As palavras vão surgindo, as pistas chegam por carta e o desenho colectivo vai sendo construido através de uma reflexão lúdica sobre temas actuais como a Paz, a empatia, a diversidade e o que mais quisermos.

Brígida Machado
Évora, 1980. Licenciada em Pintura na FBAUL. Prémio Jovens Artistas do Alentejo, Centro Regional de Cultura do Alentejo. Trabalha como artísta plástica utilizando a pintura, o desenho e brevemente a escultura, explorando as temáticas actuais num balanço investigativo ligado à literatura, iconografia e humor. Colaboração regular em exposições individuais e colectivas com várias galerias, nomeadamente a Galeria Trema em Lisboa, desde 2003. Presença frequente em Certames e Feiras de Arte salientando a Drawing Room – Lisboa; Estampa – Madrid; JustMad- Madrid; FigBilbao; Arte Lisboa; Gravura Contemporanea 1999 2007 FBAUL – Sala do Veado; Cabinet d’Amateur – 20 Anos da Sala do Veado, Lisboa; Selecção JCE – Jeune Création Européenne – Paris e Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante; PERIPLOS / Arte portugués de hoy, Coletiva, CAC Málaga; Selecção Prémios FBAUL 2011*2021 – Catálogo e Exposição, Lisboa; Prémio Arte e Fotografia 2022 – Revista +Alentejo; Residência Artística na Associação Cultural Pó de vir a ser e apresentação final do projecto “O Sol ao Canto da Folha”, Évora Ilustração em publicações na área da Terapia da Fala em colaborações frequentes com a UA, FLUL, UL e Relicário de Sons. Aulas de desenho e pintura no atelier; trabalho regular na area da mediação artística junto do Centro Interpretatipo da Cidade de Évora; sessões de mediação com os públicos do Projecto Isto não é um Cubo na Associação Pó de vir a ser em Évora. Vive e trabalha em Évora.

Site | Instagram

“FANTOCHA-TE! Pequenas mãos, grandes personagens” uma oficina para famílias com Marta Ricardo

22 de novembro, 15h00 • Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
*Inscrição obrigatória

Alguma vez imaginaste dar vida a um boneco feito pelas tuas próprias mãos?
Nesta oficina, crianças e famílias são convidadas a criar o seu próprio fantoche, usando tecidos, lãs e muita imaginação. Durante uma hora, Marta Ricardo guia pequenos e grandes artistas na construção de personagens únicas — divertidas, malucas, tímidas ou faladoras — prontas para ganhar voz em histórias inventadas no momento. e prontas para levar para casa.

Marta Ricardo
1981, natural de Azaruja/Évora. Licenciada em Design gráfico pelo IADE e com Mestrado em Branding e design de Moda  pelo IADE e Universidade da Beira Interior. Desde 1999, que desenvolve projectos de moda com a comunidade (1999-2009 Moda recicla). Inicia a sua vida profissional na área do design gráfico e de produto. Em 2007, cria a sua própria marca – traMadesign- que se desenvolve na área do design gráfico, de moda e artesanato. A marca destaca-se pela criação de padrões originais aplicados nas suas criações e pela utilização de materiais de fibras naturais. Participa em várias feiras (Lisboa Design Show, FIA..), desfiles (2012-Desfile Bluxa- prémio pop eye- melhor desenhador luso- Cáceres) concursos (2017 shark Tank – ideia selecionada), veste artistas e faz figurinos para performances, espetáculos e encenações históricas. Tem uma linha de peças por medida para noivas e festas. Desde 2012, que se dedica a outra paixão, a formação na área da costura, design de moda e design gráfico. Dá diversas oficinas nestas áreas para todas as idades.

Instagram

Ginásio Musical com Bitocas

22 de novembro, 16h00 • Palácio Dom Manuel

Atividade baseada em jogos e dinâmicas colaborativas que estimulam a criatividade, a escuta e a interação entre participantes de todas as idades. Inspirado em princípios pedagógicos e sociais inovadores, o Ginásio Musical promove a experimentação, a liberdade e o prazer de criar em conjunto. Através de jogos simples e propostas “fora da caixa”, explora-se a música, o movimento e o pensamento como ferramentas para aprender, imaginar e fazer de novas maneiras.

Bitocas Fernandes
Facilitador criativo, criador de jogos, performer, pedagogo e criador de contextos de aprendizagem em interação lúdica. Nasceu em 1968, numa ÿamília de músicos. Cedo descobriu as afinidades entre a música e outras áreas do conhecimento. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho mas, foi de forma autodidata que desenvolveu as suas pesquisas pedagógico-musicais. Experimentalista, pedagogo e facilitador, ao longo dos anos desenvolveu uma metodologia muito pessoal para abordar uma prática musical mais criativa Āerando contextos para a informalidade através do lúdico. Os seus métodos encontram- se espelhados no projecto O Jogo Aberto que envolve design de jogos, laboratórios temáticos e eventos interativos. Em Águeda, co-fundou com seus irmãos a d’Orfeu Associação Cultural, criou o AparqA! – Centro Criativo da Alta Vila (2008-2011) e atualmente é membro ÿundador da Glocalmusic, cooperativa para o desenvolvimento da música criativa, criada em 2016 através da qual colabora com várias instituições promovendo iniciativas que misturam arte, ambiente, ludicidade e interação.

Site | Facebook 

Oficina “Danças do Mundo Criativas” com Marta Coutinho

23 de novembro, 14h30 • Colégio N. S. Piedade

A dança é uma poderosa forma de socializar e comunicar. Esta oficina propõe uma abordagem criativa a diferentes danças e ritmos tradicionais de diferentes latitudes. Venham descobrir a história que
cose esta viagem e nos leva a brincar em conjunto por ritmos de Portugal, Espanha, Cabo Verde, México, Brasil ou Índia. Brincar – uma maravilhosa uma palavra-chave para dançar e inventar novos movimentos, novas danças. Tragam essa vontade convosco e deixem o corpo brilhar!

Marta Coutinho
Artista, professora, produtora, trabalha desde 1997 nas áreas da dança e educação em projetos multidisciplinares, destacando: Artista co-criadora de TAKATUM – espetáculos e ateliês para crianças, jovens e famílias; Bailarina em GUST e GUST9723 de Francisco Camacho; Formadora em Dança certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Centros de Formação e PEEA da DGE atualmente integrado no Plano Nacional das Artes); Formadora CAE e CPS da Santa Casa da Misericórdia e artista Projeto MUS-E com a Associação Yehudi Menuhin Portugal; Formadora da Academia AIMA (antes ACM Alto Comissariado para as Migrações); Projetos PARTIS & PARTIS Art for Change Fundação Calouste Gulbenkian – “ZHA!” da Visões Úteis (Artista – Dança), “Bowing” de Madalena Victorino (Produção Executiva e Assistência Artística) e “Margens” de Madalena Victorino (Assistência de Direcção, Produção e Acompanhamento); Movimento e Dança da “Trupe Sénior” do Chapitô; Projetos com a Cooperativa Largo Residências – “Bollywood no Largo”, “GLUM”, “Bailarindo”, “Comida ConVida”, “Bairro em Festa”. Trabalhos publicados: “A vida do corpo”, artigo em “Educação Artística 2010-2020” ESELX e CIED; “Zampadanças do mundo”, Edicións Cumio; “Asas para que te quero!” e “Já fui ao Museu”, Instituto Português de Museus.

Site

“Beat the Box – Oficina de Desconstrução Criativa” com Ari.you.ok

23 de novembro, 15h00 • SOIR

“Beat the Box” é uma oficina que parte do beatbox não para criar ritmos com a boca, mas para desconstruir a “caixa” invisível de estigmas, medos e vergonhas que limita a nossa expressão.
Através da experimentação vocal e da consciência corpo-mente, exploramos o poder da criatividade intuitiva como ferramenta de libertação e cura.
Este é um espaço para redescobrir o prazer de criar sem filtros, desafiar normas e reconectar-nos com a autenticidade sonora e expressiva que todos trazemos dentro.

KDEIRAZ

23 de novembro, 16h00 • 

KDEIRAZ é uma peça de dança para crianças de todas as idades que se utiliza da experimentação de jogos cênicos com o intuito de problematizar o uso excessivo da cadeira no nosso cotidiano. Convocando Manoel de Barros quando diz “palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria”, partimos do princípio de que queremos brincar com os motivos para ressignificar a relação com esse objeto. 

Em cena, os dançarinos deparam-se com cadeiras comuns e fantásticas e ficam curiosos por descobrir quais as possibilidades de brincadeiras cada uma – com sua forma e personalidade – pode propor. 
Uma cadeira aranha gigante, outra que se esconde, outra que quebra e uma cãodeira. Entre o ordinário e o extraordinário, aqui a cadeira é protagonista nessa viagem e a grande propulsora de experimentações sem fim!

Direção artística Natália Mendonça Performance Josefa Pereira e Natália Mendonça Criação coreográfica Josefa Pereira, Mauricio Flórez e Natália Mendonça Pesquisa cenográfica Marie Fages e Marine Sigaut Criação cenográfica Marie Fages Criação de figurino Marine Sigaut Direção de som e operação Cigarra Criação de som Cigarra e Daniel Tauszig Criação e operação de luz (KDEIRAZ versão espaço cênico) Joana Mário Produção Hannya Melo Conceção Dani Barra e Natália Mendonça Foto Marie Fages Vídeo Patrícia Black Agradecimentos Azul Barbosa Meira, Mozão, Maura Grimaldi, Vitor George, Atelier São Vicente Residências Programa de Residências – O Rumo do Fumo, Casa da Dança de Almada, Residências Artísticas Estúdios Victor Córdon, LU.CA – Residências Artísticas Acompanhadas, fAUNA – habitat de criação, CAMPUS Paulo Cunha e Silva Espaço parceiro A70 Residência de coprodução O Espaço do Tempo Coprodução Materiais Diversos Apoio DGARTES

Toda a informação sobre a Bilheteira aqui!

Conteúdo relacionado
<
>
O Desdobra-te acontece em 10 espaços da cidade de Évora! Uma oportunidade para conheceres a cidade enquanto te divertes!
O Festival Desdobra-te arranca com o encontro final do projeto «Pessoas Cheias de Território» e a abertura da instalação “Dancemos pelo Mundo” de Rita Roberto.
Programa completo para o Festival Desdobra-te 2025!
Aproveita a fase de desconto do passe para os 3 dias do Festival Desdobra-te!
DESDOBRA-TE 2025
O fecho da 2ª edição do projeto «PESSOAS CHEIAS DE TERRITÓRIO», em Évora, reúne 300 participantes no primeiro dia do Festival Desdobra-te!
Comprar bilhetes para o Festival Desdobra-te!
«Três olhares, três territórios» a exposição de fotografia do projeto Pessoas Cheias de Território 2024 estará no Salão central Eborense de 29 de novembro a 20 de dezembro.
Voluntariado Desdobra-te: candidaturas abertas, de 11 a 21 de novembro. Junta-te à equipa do festival!
Queres ser voluntário Desdobra-te? De 11 a 21 de novembro estão abertas as candidaturas! Conhece as condições e vem fazer parte da equipa!
Preferes dançar, brincar, cantar ou escutar? No programa do Desdobra-te, podes escolher participar no Lado A ou no Lado B! Qual é o teu?
Últimos dias para comprar o Passe Geral do Festival Desdobra-te com desconto, na bilheteira online!
VISITAS DESDOBRA-TE
TEATRO E PERFORMANCE NO DESDOBRA-TE
CONCERTOS DESDOBRA-TE
OFICINAS DESDOBRA-TE
BAILES DESDOBRA-TE
São muitos os nomes já confirmados no programa do Festival Desdobra-te, com bailes, concertos, oficinas, performance e atividades para famílias.
Olho vivo! Está aberta a 1ª fase da bilheteira Online do Festival Desdobra-te 2024, com desconto na compra do Passe Geral!
Tens vergonha de dançar? Este festival também é para ti! 6ª edição do Festival Desdobra-te, de 29 de novembro a 1 de dezembro, em Évora!
ESPAÇOS DESDOBRA-TE
INFORMAÇÕES ÚTEIS
VOLUNTARIADO DESDOBRA-TE
BILHETES DESDOBRA-TE
PROGRAMAÇÃO DESDOBRA-TE 2025

Scroll to top