Vem aí mais uma edição do Ethno Portugal, de 1 a 12 de agosto!
O Ethno é um programa da Jeunesses Musicales International (JMI) e em Portugal conta com a produção da Associação PédeXumbo. É um programa único, orientado para jovens músicos que desejam explorar a música folk e tradicional. A residência artística de 10 dias começa dia 1 de agosto, na vila de Arraiolos, e oferece aos músicos participantes a oportunidade de aprender e ensinar, de forma individual e personalizada, musica de diferentes culturas do mundo inteiro, partilhando o aprendido com diferentes audiências e mantendo as tradições musicais vivas e renovadas.
O Ethno é também uma experiência única, juntando participantes de diferentes panoramas culturais, transformando-se num espaço para intercâmbio cultural, amizade, aprendizagem e partilha. Este ano conta com 30 jovens músicos de 13 nacionalidades diferentes, Argentina, Chile, Bélgica, Croácia, Chipre, França, Hungria, Itália, Portugal, Espanha, Suécia, França e Brasil.
Juan de la Fuente, Teresa Campos, Tiago Candal e Olmo Marin são os mentores musicais desta edição e vão acompanhar esta orquestra na preparação do repertório e de três concertos finais. Vamos poder ouvir o resultado desta residência em concerto no dia 8 de agosto no Castelo de Arraiolos, no dia 9 de agosto nos Jardins do Bombarda – Centro Cultural e Comunitário (palco Planalto), numa parceria com Largo Residências, em Lisboa, e no dia 10 de agosto no Pátio Celeiros (Antigos Celeiros da Epac, Rua do Eborim), em Évora.
O Ethno Portugal é uma organização da Associação PédeXumbo, com Mariana Ramos Correia e Rosa Lopes Dias na produção, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Arraiolos e da Casa das Artes de Arraiolos.
+ info ethnoportugal.pedexumbo.com
Fotografia Carolina Frazão. 2023