Vasco Ribeiro & Os Clandestinos (PT)
co-programação Capote Música
21 novembro, 21h30 • SOIR
Vasco Ribeiro & Os Clandestinos é um projeto de música popular portuguesa, que se caracteriza pela voz e forte componente lírica do cantor e compositor Vasco Ribeiro e pela diversidade sonora dos Clandestinos. Iniciado em 2018, o projeto conta já com dois discos editados, “Mais Um Dia”(2020) e “Formas de Estar”(2024). Fortemente influenciados pelos nossos grandes cantautores portugueses, bebem ainda de sonoridades que vão desde o folk, ao jazz, à MPB e à música do mundo. Nos últimos anos tem levado a sua música país fora em diversos contextos, de festivais a ambientes mais intimistas, entre os quais: Auditório Carlos Paredes, B.leza, BOTA, Casa da Música, Festa do Avante, Festival Z, Capote Fest, Festival Liv(r)e, Arraial Penha de França, Auditório de Portel, Capitólio, etc.
Linktree | Instagram | Spotify | Facebook | Youtube | Bandcamp
“Palcos Vivos” Circuito Musical
22 novembro, 10h30 • Jardim Público de Évora
“Palcos Vivos – Música pela sensibilização ambiental” é um projeto MUSA, um convite a escutar a natureza. Mais do que um projeto cultural, MUSA é uma experiência sensorial que pretende transformar florestas, parques e paisagens naturais em PALCOS VIVOS.
A proposta é simples: reconectar-nos com o património natural através da música, não como pano de fundo, mas como linguagem partilhada. Entre trilhos e copas, a música é a ponte que nos convida a ouvir, valorizar e reencontrar o mundo que nos rodeia.
No Desdobra-te, os PALCOS VIVOS mergulham no Jardim Público de Évora num percurso musical de 45 min com atuações de:
Voz – José Pedro Henriques (JOSEP.H.) (ComCordas)
Viola – Ewerson Carvalho (ComCordas)
Kora – Diogo Costa (MED, Universidade de Évora)
Concertina – Rafael Gomes
O projeto é organizado pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora em associação com o Departamento de Música da mesma instituição, a Associação PédeXumbo, a Associ’Arte e o ComCordas.
Projeto
Orca (PT)
22 novembro, 21h30 • SOIR
Orca faz-se de amor e resistência que, mais do que o tema central das canções, é um modus operandi de construção coletiva. Lança o primeiro álbum em Março de 2023, Paisagem Trânsito, e um EP, Não Há Tempo, em Novembro de 2024. Ao vivo apresenta-se normalmente em trio com Bá Alvares (bx) e Miguel Sobral Curado (bat), embora já tenha sido avistada com outras formações.
Spotify
Ari.you.ok (PT)
23 novembro, 18h00 • SOIR
Nascido em Portugal e criado em Cabo Verde, Ari começou em criança a expressar-se musicalmente de forma intuitiva, experimentando beatbox e a tocar percussão. Em 2012, um amigo introduziu-o ao software Fruity Loops Studio, e aí, brincando com samples no computador, descobriu uma nova forma de fundir as várias sonoridades que ia absorvendo. Agora cria musica através de “loops” feitos ao vivo com o seu corpo e com a sua “loopstation”, máquina que o permite multiplicar-se e criar bases sonoras feitas ao vivo.
Lançando cânticos e mantras por cima de ondas rítmicas temperadas pelas suas percussões. Ari pretende através da sua obra combinar raízes culturais antigas com o novo mundo cibernético.
