«ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» de Bárbara Faustino foi o projeto selecionado para esta edição da Bolsa de Novas Criações da Pédexumbo, com o mote «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»!!
A Bolsa para a residência «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros» sustenta uma vontade da PédeXumbo em desafiar artistas a olhar para o Bairro Celeiros – zona da cidade de Évora que a PédeXumbo habita – e a criar a partir do lugar. De 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024, artistas candidataram as suas novas criações a esta Bolsa de criação e a proposta da artista Bárbara Faustino foi a selecionada.
Nesta edição do projeto Bairro Celeiros, a artista vai dedicar-se a uma criação site specific, numa relação direta com o bairro através da sua arquitetura, do tecido social, histórico, cultural e humano, com forte componente de integração da comunidade e a interação com o público, um projeto artístico que contará ainda com uma apresentação pública final.
A residência de criação e a apresentação do projeto acontecerão no decorrer do mês de maio, mês para um “percurso dançado” pelas ruas do bairro e para um convite a visitar e vivenciar o lugar.
Sigam o Bairro Celeiros em pedexumbo.com/bairro-celeiros