A exposição “As Caras de Entrudo” inaugura na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no espaço público junto às escolas que participam neste projeto: às 10h00 na EB1/JI de Santa Bárbara de Padrões, às 12h00 no Centro Escolar N.º 2 de Castro Verde e às 14h00 na EB1/JI de Entradas, com momentos de desenho, dança e partilha.
Como acontece todos os anos nas semanas que antecedem o Entrudo, a PédeXumbo tem estado no concelho de Castro Verde para mais um projeto artístico com a comunidade. Este ano com o tema «As Caras de Entrudo», contamos com a artista plástica Joana Gancho e com a participação das escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões, Centro Escolar Nº 2 de Castro Verde e a ART – Associação De Respostas Terapêuticas, numa parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde.
De 18 de janeiro até dia 23 de fevereiro, a artista plástica tem dinamizado sessões de artes plásticas junto de cerca de 150 participantes, entre crianças e jovens, com o desafio de reavivar o universo divertido da palavra “máscara”, antes associada às brincadeiras de Entrudo e agora com outra carga social, devido ao contexto que vivemos.
Entre puzzles de caras e máscaras construídas a partir de sacos de papel, o resultado deste trabalho pode ser visto em três exposições, que inauguram no próximo dia 24 de fevereiro e têm lugar no espaço público junto às escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e Centro Escolar Nº 2 de Castro Verde. As exposições poderão ser visitadas até ao dia 10 de março.
«Como me vejo? Como vejo o outro? Em que me posso transformar?» foram as perguntas de partida para o desenvolvimento deste projeto de artes visuais
Para chegar às Caras de Entrudo, a artista Joana Gancho, licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, propôs vários exercícios como técnicas de recorte, a exploração das potencialidades do papel – cores, transparências e texturas -, técnicas de tridimensionalidade com materiais como lãs e cordas, ou a colografia, um método simples de impressão manual.
Do mote para a primeira sessão – voltar a destapar o próprio rosto e desenhá-lo a partir de um exercício de observação no espelho -, partiu-se para a construção de camadas e sobreposições nas sessões seguintes, que deram lugar a novas máscaras e ao universo visual e criativo de cada um. O resultado é um conjunto de trabalhos que podem ser vistos de 24 de fevereiro a 10 de março, junto às escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e Centro Escolar nº 2 de Castro Verde. Um visita que é ainda uma boa forma de celebrar o Entrudo!
Um projeto PédeXumbo com a artista plástica Joana Gancho | Com a participação de EB1/JI de Entradas (1º/2º/3º e 4º ano e Pré-Escolar), EB1/JI de Santa Bárbara de Padrões (1º/2º/3º e 4º ano e Pré-Escolar), Centro Escolar nº2 (1ºB, 2ºB, 2ºC e Grupo E do Pré-Escolar), Art – Associação De Respostas Terapêuticas | Parceria Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas | Apoio DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Imagem Patricia Teixeira Invisible Design | Fotografia e Vídeo Inês Sambas