Arranque é início ou fim. Início de movimento, de vida, de espaço.
“Arranque” é a primeira proposta artística de Rita Carvalho, vencedora da Bolsa A/B da Colecção B. Está agora em residência no Espaço Celeiros para o desenvolvimento deste projeto, numa parceria da PédeXumbo com a Colecção B.
Psicóloga de formação, é em contato com modalidades artísticas que Rita Carvalho apura o seu olhar sobre os processos. Com formação em arte-terapia e terapia pelo movimento, interessa-se pelo estudo da corporalidade, o que tem conduzido ao treino e pesquisa contínuas em dança e movimento, com destaque para o butoh, mais recentemente. “Arranque” é esta dança entre o movimento, a vida e o espaço, a vontade de aliar o movimento às respostas que procura, revisitando o seu território de infância, de afetos, e um território espiritual que aponta para uma ordem em forma de fé.
Estas são as palavras da Rita Carvalho sobre o processo criativo, para o gravador da Joana Ricardo da PédeXumbo. O cenário da conversa foi o Espaço Celeiros, onde se podiam ver já alguns objetos em gesso, criados por Rita Carvalho e Yael Karavan, que os organizava com minúcia.
“Arranque” para ver em Elvas, no dia 20 de agosto, e em Évora, no Espaço Celeiros, dia 23 de agosto!
—————————————————————————————————————————–
Sinopse
“Arranque”
“As cigarras cantam
Sem saberem
Que é a morte que as escuta”
Matsuo Bashô
A viagem começa com a perda de alguém querido. Para quem tem fé, obter protecção divina para as pessoas queridas, significa materializar as partes do corpo salvas em cera. Poder oferecer essa parte do corpo em cera é sinal de salvação, de agradecimento. Ouvir essas histórias de dor mas também de esperança, são paisagens balsâmicas. Podem ser ouvidas como o canto das cigarras, com a convicção de que a cicatrizes que deixam são acidentes necessários. São histórias incorporadas num corpo total remendado com a convicção de poder ser melhor, em nome de outro. O meu ex-voto é em agradecimento pela fatalidade que teria sido não partilhar esta experiência.
Ficha Técnica e Artística
Projecto seleccionado no âmbito da Bolsa A/B da Colecção B
Texto e Concepção – Rita Carvalho
Apoio à Criação – Yael Karavan
Acompanhamento em Corpo – João Charepe, Sofia Neuparth
Olhar externo – Sara Afonso
Cenografia e Figurino – em construção com comunidade enquanto projecto site-specific
Interpretação – Rita Carvalho e participantes residentes em Elvas
Música e sonoplastia – Mariana Correia
Apoio às Residências – Espaço do Tempo, Colecção B, Umcolectivo, PédeXumbo
Design Gráfico – Nuno Carvalho
Sobre Rita Carvalho
Psicóloga de formação (2006, Évora), foi complementando o olhar clínico com a exploração de modalidades artísticas, primeiramente como recurso ao dispositivo terapêutico. Teve formação em arte-terapia e terapia pelo movimento. Trabalhou em contextos comunitários, com populações em risco de exclusão social em Portugal (Évora, Castro Verde, Odemira) e no estrangeiro (Madrid, Turim, Chiapas). Interessa-se pelo estudo da corporalidade, o que tem conduzido ao treino e pesquisa contínuas em dança e movimento, com destaque para o butoh, mais recentemente. “Arranque” é a primeira proposta artística da autora, independentemente dos efeitos terapêuticos.