2020 foi um ano de desafios. Muitos foram os projetos que a PédeXumbo viu cancelados e adiados. Mas reagir às adversidades fez com que nos reinventássemos, encontrando novas formas de estar juntos, novas formas de promover a música e a dança, fez até com que criássemos novas formas de dançar.
Mais do que nunca, percebemos que a música e a dança nos dão força para o nosso dia-a-dia, para além de serem o motor do nosso trabalho, aquilo que promovemos. Acreditamos que trabalhar por uma cultura segura é não só uma forma de resistência pela nossa sobrevivência e vida profissional, como também um dever social. Assim, apesar de todo o esforço imposto pela realidade, a grande missão da PédeXumbo em 2020 foi fazer seguir o baile!
Levámos a música e a dança até à casa dos bailadores com o Festival #SigóBaile; trouxemos a música ao Pátio do Espaço Celeiros com Às Quartas nos Celeiros; a equipa residente uniu-se para fazer nascer uma nova criação artística, Aprometido, em torno do tema dos Mastros Tradicionais; promovemos a formação online e presencial; relançamos a nossa Bolsa de Instrumentos PX e as Aulas Regulares no Espaço Celeiros, com ofertas nas áreas da música e da dança; concretizámos a 3ª edição das Conversas com Dança, este ano sobre o tema A Dança na Comunidade; acolhemos a residência artística de GRANEL, o Novo Baile PX, formado por músicos de Évora, que entra agora em circulação; e entre muitas outras atividades, conseguimos realizar a 2ª edição do Festival Desdobra-te que, com menos espaços e menos participantes, nasceu como um ponto de partida para se pensar a dança em tempos de pandemia.
Podemos afirmar que 2020 foi um ano cheio. E queremos ainda agradecer-vos todas as palavras de apoio que nos foram chegando, dando força para continuar.
Estamos, assim, prontos para acreditar que 2021 será um ano de reencontros em torno da música e da dança: é nisso que estamos a trabalhar e é este o nosso desejo para todos os bailadores que nos têm acompanhado e para todos os que se queiram ainda juntar-se às atividades da PédeXumbo.
Fiquem atentos à Agenda da PédeXumbo para este Novo Ano! Vamos começar a dançar já em janeiro e muitas novidades ainda estão por chegar!
#culturaésegura