Em semana de Mastros Tradicionais no CICLO ONLINE #ParaConhecereFazer, vamos aprender a Dança das Fitas, uma dança à volta de um mastro que é uma tradição de várias regiões portuguesas. A coreografia desenvolve-se em roda, à volta de um mastro, com fitas coloridas presas no topo que vão sendo entrelaçadas pelos bailadores, que vão tecendo uma saia ao mastro.
Ralembramos assim os momentos passados com o Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha e o O Rancho Folclórico Amoreirense voltando às imagens do projeto da PédeXumbo A Dança Portuguesa a Gostar dela Própria, em parceria com A Música Portuguesa a Gostar dela Própria.
“Os dançadores seguram sempre uma fita e deslocam-se em passo de marcha. Na parte A deslocam-se de forma a criar uma trança à volta do mastro. A mudança para a parte B é anunciada pelo tocador com um assobio, e os dançadores trocam de sentido para desfazer a trança.
As dificuldades desta dança residem no equilíbrio a encontrar entre os dançadores, seja na forma de segurar a fita para manter o mastro direito, seja nos espaços a conservar entre eles, a fim de criar uma trança bonita.” em A Dança Portuguesa a Gostar dela Própria
www.adancaportuguesaagostardelapropria.pedexumbo.com/