X
Menu
Subscrever newsletter:

A 4ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território já começou, no território de Castro Verde! Este ano, a artista convidado é Rui Pinho Aires

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 13 Janeiro, 2026 )
A 4ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território já começou, no território de Castro Verde! Este ano, a artista convidado é Rui Pinho Aires, que responde ao tema do ano Dança com Voz”.
Em 2026, o artista convidado para a 4ª edição do projeto Pessoas Cheias de Território é Rui Pinhos Aires (músico, percussionista, vocalista, compositor, produtor musical e sound designer) com experiência em projetos artísticos e educativos muitos intrinsecamente ligados à criação de orquestras de percussão, em espaços culturais e em contexto escolar também. Integra vários projetos musicais na área do folk/música tradicional e vem neste contexto desenhar e desenvolver um projeto artístico que explore o tema “Dançar com Voz”, em três concelhos, que apesar de fazerem parte do grande território Alentejo, são múltiplos e diferentes.

Partindo desta premissa, Rui Pinho Aires apresenta uma proposta de trabalho com base na criação de uma grande orquestra de percussão que sairá à rua, em formato de arruada, para o fecho do projeto junto de cada comunidade.

Em cada comunidade, vai juntar-se ainda um/a artista na área dos figurinos/cenografia, que será desafiado/a a criar elementos cénicos, pequenos adereços ou até mesmo figurinos para esta orquestra. No concelho de Castro Verde, é Márcio Pereira (cenógrafo) quem se junta a Rui Pinho Aires para darem vida à arruada musical que terá lugar no Festival Entrudanças (Entradas, Castro Verde).

No dia 12 de janeiro, o projecto artístico arrancou junto da comunidade co concelho de Castro Verde, com a participação do Grupo B do JI do Centro Escolar Nº1; da turma do 1º ano do Centro Escolar Nº1, das turmas do 1ª ciclo e JI da EB1/JI de Entradas; de dois grupos de utentes da ERPI e Centro de Dia do Lar Frei Manoel das Entradas e do grupo de adolescentes da ART (Associação de Respostas Terapêuticas), envolvendo cerca de 130 participantes. Rui Pinho Aires e Márcio Pereira estendem ainda o desafio ao grupo das Ceifeiras de Entradas para nos acompanharem nesta viagem!!


Scroll to top