Partindo desta premissa, Rui Pinho Aires apresenta uma proposta de trabalho com base na criação de uma grande orquestra de percussão que sairá à rua, em formato de arruada, para o fecho do projeto junto de cada comunidade.
Em cada comunidade, vai juntar-se ainda um/a artista na área dos figurinos/cenografia, que será desafiado/a a criar elementos cénicos, pequenos adereços ou até mesmo figurinos para esta orquestra. No concelho de Castro Verde, é Márcio Pereira (cenógrafo) quem se junta a Rui Pinho Aires para darem vida à arruada musical que terá lugar no Festival Entrudanças (Entradas, Castro Verde).
No dia 12 de janeiro, o projecto artístico arrancou junto da comunidade co concelho de Castro Verde, com a participação do Grupo B do JI do Centro Escolar Nº1; da turma do 1º ano do Centro Escolar Nº1, das turmas do 1ª ciclo e JI da EB1/JI de Entradas; de dois grupos de utentes da ERPI e Centro de Dia do Lar Frei Manoel das Entradas e do grupo de adolescentes da ART (Associação de Respostas Terapêuticas), envolvendo cerca de 130 participantes. Rui Pinho Aires e Márcio Pereira estendem ainda o desafio ao grupo das Ceifeiras de Entradas para nos acompanharem nesta viagem!!
