No nosso Bairro Dança-se! O primeiro passo deste baile entre ruas, largos e praças, é o primordial. Um pé adiante do outro e começa a caminhada, como quem baila avançando pelas ruas do nosso bairro.
No nosso bairro dança-se de 2 a 27 de maio, mas também se canta, nascem flores de papel, se veêm filmes sobre danças e tradições, se erguem mastros num espetáculo onde se apromete ou se experimentam passos entre os mandos de uma instalação artística. Também se conversa, aprendem-se músicas do coração do Alentejo e a dançar danças do Mundo. Descobrimos quem canta à varanda e, cá em baixo, bailamos ao som da nova orquestra que nasce para celebrar o Bairro Celeiros, a Orquestra do Bairro.
Queremos que o Bairro Celeiros se encha de flores, e precisamos da ajuda de todos nesta dança de mãos, papel e tesouras. Juntem-se à Oficina de Flores de Papel, das 18h às 20h, nos dias 2 e 3 de maio no Largo Álvaro Velho, nos dias 4 e 5 de maio, na Rua Miguel Bombarda, e no 6 de maio no Largo da Misericórdia.
As Danças que são do Mundo e que são de todos, também se podem aprender no Bairro Celeiros. Das 20h às 21h, a Ana Silvestre ensinará os passos de algumas danças tradicionais do Mundo na sua Oficina aberta a todos. Acontece dia 2 de maio, no Largo Álvaro Velho, e dia 6 de maio, no Largo da Misericórdia. Dia 7 de maio, com ritmos do Brasil, aprende-se a dançar Forró com os instrutores do Espaço Baião, e mais tarde, com os passos aprendidos, juntamo-nos ao Baile com DJ Set na Sala do Espaço Celeiros nos Antigos Celeiros da EPAC, Rua do Eborim.
No embalar da voz, segue-se a dança das vozes, com acordes do Sul. É a Oficina de Cante no Bairro com Mara, dia 4 de maio, na Rua Miguel Bombarda e dia 11 de maio, na Travessa da Caraça.
E para quem pensa que não se dança ao ver cinema, convidamos para que venham ver os filmes que iremos projetar, e que falam de dança e tradições. Às 22 hora, dia 3 de maio, o filme “DA TERRA AO CÉU”, na Rua Miguel Bombarda. E o filme “ARRITMIA”, no dia 5 de maio, na Rua Miguel Bombarda.
A dança pode ser também a feliz descoberta encapsulada por uma instalação artística que nos ensina e impele a dançar. «@ MENIN@ DANÇA?» inaugura dia 9 de maio, às 20h, no Largo da Misericórdia, e desafia tod@s a aprender e a descobrir passos de danças do nosso país. Para dançar até dia 23 de maio.
A Orquestra do Bairro, que tem estado em residência artística no Espaço Celeiros, revelará, dia 21 de maio, pelas 11 horas, no Largo de São Vicente, as suas novas músicas e composições. Será que se vai também armar o baile? Também no dia 21 de maio, quem andar pelo bairro entre as 18h e as 20h irá surpreender-se com os mini concertos que vão soar das Varandas do Bairro com três projetos diferentes – Ana Santos, fibrja e Raia de Tó Zé Bexiga.
Para encerrar esta dança de programação, deixamos o espetáculo «APROMETIDO», com sessões às 10h e 22h, nos 26 e 27 de maio, no Pátio dos Antigos Celeiros da EPAC na Rua do Eborim.
Venham, participem, juntem-se, aprendam e dancem com estas nossas propostas tão diversas como o nosso Bairro Celeiros.
Tudo em www.pedexumbo.com/bairro-celeiros