Rascunho é o Ciclo Instável de Artes Performativas no Feminino da Colecção B e acontece em Évora de 28 de julho a 30 de agosto, com a parceria da PédeXumbo.
Este Festival organizado pela Colecção B em parceria com o Município de Évora tem a sua primeira edição, no ano de 2021. Os espectáculos terão lugar em diferentes locais da cidade de Évora, passando por espaços cénicos e não convencionais, jardins, conventos e todos eles com acesso gratuito, apesar da lotação ser limitada, devido aos constrangimentos sanitários; as reservas podem ser feitas pelo e-mail: prodcolb@gmail.com, ou nos locais habituais.
Rascunho nasce neste contexto particular, é representação da inconstância perante uma vida que se suspende e retoma a cada nova vaga, condicionada pela evolução ou regressão dos números da pandemia do Eternamente “novo” vírus Covid-19. É neste mundo onde se escreve na agenda a lápis, e onde todo o plano por mais elaborado, não passa de um rascunho, que Vanda R. Rodrigues (Directora Artística do Festival) quer propor à cidade a ocupação de todos os palcos por mulheres, com a certeza de que a cultura é segura e necessária. Todos os espectáculos deste ciclo são também esboços de novas formas, teatro que se aproxima da instalação (MEMORIAL de Lígia Soares) ou dança que se aproxima do ritual (MUSCULUS de Beatriz Dias), propostas que a Colecção B apresenta propondo uma aproximação do público à complexidade das artes performativas contemporâneas, também elas sempre definidas por regras que são um esboço ou rascunho, instável lá está, que configura e revela novas construções formais, linhas que se revelam na proposta da programação de RASCUNHO.
em Comunicado da Colecção B
Toda a programação está disponivel em www.coleccaob.pt